terça-feira, 2 de março de 2010

Cronograma de vacinação contra gripe A é antecipado

A partir desta quarta-feira (3), o governo do Pará, por meio de decisão da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), antecipará a vacinação contra gripe A somente para profissionais de saúde e gestantes em Ananindeua, Belém, Benevides, Bragança, Cametá, Castanhal, Marituba, Parauapebas e São Domingos do Capim, municípios que já apresentaram casos confirmados para a doença.

A decisão do governo estadual se deve a ocorrências de casos suspeitos naqueles municípios desde o início da pandemia. Pessoas que pertencem a esses dois grupos prioritários deverão se dirigir às unidades básicas de saúde e hospitais de referências desses municípios a fim de se vacinarem contra o vírus da gripe A até o dia 13 de março.

A meta é vacinar, nesses nove municípios, um total de 62.116 pessoas, dos quais 21.873 trabalhadores de saúde e outras 40.243 gestantes. Para o restante dos municípios e grupos fica mantido o cronograma nacional anteriormente estabelecido. A definição de estratégias para a vacinação ficou sob a responsabilidade de cada gestor municipal, em acordo com a Sespa.

Segundo a coordenadora estadual de Vigilância em Saúde, Ana Helfer, essa antecipação vem para assegurar que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais estejam protegidos contra o vírus H1N1 e se mantenham sadios para tratar de possíveis pacientes acometidos pela doença.

"O mesmo serve para as gestantes a fim de proteger seus bebês. Afirmo ainda que a vacinação é de extrema importância para controle da síndrome", destacou Ana Helfer, acrescentando que a meta do Pará é vacinar 3.503.180 milhões de pessoas inseridas nos chamados grupos prioritários.

Para os demais municípios e grupos, a campanha seguirá normalmente e aberta para a população no dia 8 de março, destinada aos demais profissionais de saúde e indígenas e se estende para esse grupo até o dia 19 de março. De 22 de março até 2 de abril é a vez das gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos tomarem a vacina.

Jovens de 20 a 29 anos devem procurar os postos de vacinação de 5 a 23 de abril. De 24 de abril a 7 de maio, idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas receberão doses da vacina. O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação para pessoas de 30 a 39 anos, que deverá ocorrer de 10 a 21 de maio.

Casos - Os números da gripe A no estado indicam que, no período compreendido entre as semanas epidemiológicas 01 a 08 de 2010, de 02 de janeiro a 26 de fevereiro, foram notificados 101 casos, com 30 confirmados e 8 evoluíram ao óbito. Um novo boletim sobre casos da doença será emitido nesta quarta-feira (3), após as 12 horas.

(Secom)

Nenhum comentário: