segunda-feira, 22 de março de 2010

Blitz e feira educativa marcam Dia Mundial da Água em Parauapebas

Dia da Água - Exposição.

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Parauapebas e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) realizaram no último sábado (20/03), na Praça de Eventos, blitz e feira educativa em favor do uso consciente da água.

Com o tema “O desperdício da água não é um problema só seu”, universitários, alunos de escolas técnicas e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) alertaram a população sobre a importância de se evitar desperdício, com exposições e dicas para o uso racional da água.

De acordo com o titular da Semma, Domires Reis, o Dia Mundial da Água não poderia deixar de ser comemorado em Parauapebas.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reconhece a grandeza do tema em questão e a importância da conscientização da população, no sentido de sensibilizá-la sobre a necessidade de se evitar desperdício e de se valorizar os recursos hídricos”, destacou.

De acordo com o secretário, é importante que a população se dê conta que a adoção de métodos e ações simples fazem toda a diferença quando o assunto é meio ambiente, como não deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes, usar o balde ao invés da mangueira na hora de lavar o carro e outros.

O gestor do Saaep, Edvando Cabral, que também esteve na atividade educativa, aproveitou a oportunidade para esclarecer à população sobre o reajuste tarifário que as contas de água tiveram no mês de fevereiro.

“É importante destacarmos que a conta de água em Parauapebas estava com defasagem tarifária há mais de 10 anos. Entretanto, é importante esclarecermos também que para que aplicássemos tal reajuste. Inicialmente, fizemos um levantamento do custo da água, desde o seu tratamento até a chegada nas residências, como energia, mão-de-obra, encanação etc. Feito isso, encontramos um valor justo para a tarifa”, lembrou o gestor, acrescentando que a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) resolverá 80% o problema de abastecimento de água na cidade.

Desperdício – Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender seu consumo (higiene e alimentos). No entanto, em Parauapebas, de acordo com o Saaep, esse número chega a 254 litros diários por pessoa, ou seja, um desperdício de mais de 100%.

Para se ter ideia do problema de desperdício de água no município, o Saaep produz 28 milhões de litros de água por dia, o que daria para abastecer 255 mil munícipes, porém mais da metade dessa água escoa pelo ralo do desperdício. (Beatriz Sales)

Nenhum comentário: