sexta-feira, 19 de março de 2010

Minério de Ferro - pedidos de pesquisa crescem 374% no Ceará

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) informou que o número de pedidos para pesquisa de minério de ferro no Ceará cresceu 374% em pouco mais de dois anos.

Havia 150 áreas solicitadas em 2008, frente aos 711 terrenos requeridos até fevereiro deste ano. A partir de 2004, com áreas que foram identificadas nos municípios de Sobral, Coreaú e Frecheirinha, as solicitações não pararam de crescer.

O maior número de áreas está com requerimento ou autorização de pesquisa para as empresas mineiras Vtech Empreendimentos Minerais e Terrativa Minerais, além da Vale e duas pessoas físicas de São Pualo: Ingo Gustav Wender e Angelito Ancelmo Santana.

A Terrativa Minerais aguarda autorização para começar as pesquisas. Conforme Júlio Neves, geólogo da empresa, a mesma está visando principalmente minério de ferro, mas também manganês, cobre, chumbo e zinco”.

Alguns estudos devem ter início ainda este semestre. Atualmente, existem no Ceará: 370 requerimentos de pesquisa nos municípios de Viçosa do Ceará, Camocim, Morada Nova, Russas, Quixadá, Ibaretama,Ibicuitinga, Quixeramobim, Banabuiú, Boa Viagem, Santa Quitéria, Catunda; 245 autorizações de pesquisa & alvarás de pesquisa em Granja, Uruoca, Senador Sá, Quixeramobim, Quixadá, Crateús, Catunda, Santa Quitéria, NovoOriente, Independência, Sobral, Quiterianópolis,Lavras da Mangabeira e Aurora, além de 93 áreas em disponibilidade para pesquisa. (Brasil Mineral)

Nenhum comentário: