sexta-feira, 12 de março de 2010

Governo se alia à bancada federal do Pará em benefício de 11 municípios

Governadora Ana Júlia Carepa: "É maior investimento em máquinas e equipamentos que o Pará já recebeu em toda a sua história"

A governadora Ana Júlia Carepa entregou na manhã desta sexta-feira (12), na Unidade Agropecuária de Ananindeua, 11 máquinas motoniveladoras, adquiridas com recursos de emendas parlamentes da bancada federal via Ministério da Agricultura e contrapartida do governo estadual, que vão beneficiar milhares de famílias em 14 municípios. No total foram investidos R$ 5,775 milhões. A solenidade contou com a presença de mais de 400 agricultores.

Os equipamentos vão auxiliar as prefeituras a recuperar, melhorar e manter as estradas vicinais e dar agilidade e segurança para o transporte escolar, nas ações de saúde e, sobretudo, garantir o escoamento da produção. O governo já entregou aos produtores 169 patrulhas agrícolas para ajudar a modernizar a agricultura familiar.

A governadora anunciou que até o final de abril começará a entregar 117 patrulhas mecanizadas aos municípios. Serão adquiridos 501 equipamentos, dentre tratores, motoniveladoras, caminhões e outros, que vão compor cada patrulha. Para isso o governo buscou financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 150 milhões. "Esse é maior investimento em máquinas e equipamentos que o Pará já recebeu em toda a sua história", destacou a governadora.

"Além desses equipamentos nós estamos promovendo outros investimentos que beneficiam a agricultura familiar. Estruturamos a Emater com a aquisição de veículos, equipamentos e capacitação e ampliamos o atendimento aos produtores, sem falar em investimentos na construção de casas de farinha e de mel. Conseguimos trazer para o Pará até uma fábrica de chocolate", acrescentou Ana Júlia.

A governadora discorreu ainda sobre as ações de regularização fundiária e ambiental e o detalhamento do Zoneamento Ecológico-Econômico da borda leste e que já foi enviado à Assembléia Legislativa para apreciação e votação.

A maioria dos prefeitos contemplados com as máquinas fez questão de receber das mãos da governadora Ana Júlia carepa a chave do seu equipamento. Erlon Martins, de Capenama, conta que alugava três máquinas para fazer a manutenção das estradas de seus municípios e que, agora, com o dinheiro economizado, poderá investir em outras áreas.

O prefeito de Anapu, Francisco de Assis de Souza, diz que o maior gargalo do seu município são as estradas vicinais. Anapu possui 2.495 km de estradas vicinais e, segundo o prefeito, sem o apoio do governo estadual não seria possível fazer a manutenção de toda essa malha.

Fernando Cruz, prefeito de Curuçá, considera que os investimentos nesses equipamentos alicerçam a agricultura familiar, geram renda e inclusão social.

Modelo de desenvolvimento - O deputado federal Paulo Rocha, coordenador da bancada federal, disse que essa interação entre o governo federal, governo estadual e municípios, com o apoio dos parlamentares, seja da situação ou oposição, ajuda a melhorar a infraestrutura dos municípios.

Para o senador José Nery, os investimentos destinados pelos parlamentares ao Pará reafirmam a importância da agricultura familiar no estado.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Cássio Pereira, o ato dá continuidade à consolidação de um modelo de desenvolvimento rural com investimentos em vários eixos, com ações estruturantes, além do apoio à comercialização e divulgação no mercado nacional e internacional dos produtos paraenses e da abertura de mercados para a pecuária que nos últimos três anos cresceu 552%.

"O mesmo está acontecendo com a fruticultura, tudo isso numa nova conjuntura, que tem promovido a capacitação de nosso maior alvo, as pessoas, e não poderíamos deixar de fora o escoamento da produção", finalizou o titular da Sagri.

Confira a relação de municípios e dos respectivos parlamentares autores das emendas:

Abaetetuba, José Nery; Altamira, Wandenkolk Gonçalves; Augusto Correa e Bragança, Jader Barbalho; Capanema e Viseu, Lúcio Vale; Anapu, Zé Geraldo; São Domingos do Araguaia, Beto Faro; Parauapebas, Bel Mesquita; Novo Progresso, Asdrúbal Bentes e Flexa Ribeiro; consórcio entre Curuaçá, Marapanim, Terra Alta e São João da Ponta, Paulo Rocha. (Secom)

Nenhum comentário: