sexta-feira, 19 de março de 2010

Governadora anuncia incentivos fiscais ao polo moveleiro da região do Capim

Governadora conversa com operários da Florpac, a primeira indústria de MDF da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste: incentivos para gerar empregos

Ana Júlia visitou também, em Paragominas, a fábrica de MDF (Fibra de Média Densidade) da empresa Floraplaca, pertencente ao grupo Rio Concren, em fase de montagem, com operação prevista para junho próximo. Os diretores da empresa, Vitório Sufredini Neto e Adriano D'Agnoluzzo, mostraram a estrutura fabril e área reflorestada.

Hoje, a empresa emprega 300 pessoas, mas quando entrar em operação vai gerar 700 empregos diretos. Toda a madeira utilizada no projeto é reflorestada e certificada. A empresa possui uma área de 30 milhões de hectares, com 19 milhões de mudas. D'Agnoluzzo disse que em 38 anos de existência do grupo nunca havia recebido um apoio tão grande como o que o atual governo do Pará está dando ao empreendimento.

A Floraplaca será a primeira fábrica de MDF do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e atenderá aos mercados dessa região, com um preço 25% menor que o MDF de outros Estados. Construída em uma área de 200 mil metros quadrados, a fábrica tem capacidade instalada para produzir 90 mil metros cúbicos de madeira processada/ano.

A governadora disse que além da isenção concedida à empresa para a importação do maquinário, o governo aprovará no próximo dia 30 incentivos fiscais, para que possam investir em novos projetos e gerar mais empregos. "Esse investimento vai viabilizar o polo moveleiro de Paragominas, inaugurado em 2007", reiterou.

Para fortalecer ainda mais o polo moveleiro, Ana Júlia Carepa assegurou que a Universidade do Estado do Pará (Uepa) oferecerá no próximo vestibular o curso de Design Industrial, a fim de atender a demanda da região. E acrescentou que o governo garantiu 500 Bolsas Trabalho, visando preparar o jovem para esse novo mercado. "Isso é criar condição para ter desenvolvimento", garantiu ela. (Secom)

Nenhum comentário: