quinta-feira, 18 de março de 2010

Pará apresenta saldo positivo em empregos formais pelo segundo mês consecutivo

O Pará fechou período com melhor saldo, mais de 4 mil empregos. Belém e Parauapebas somaram saldo no período de 2.032 postos, liderando a oferta de trabalhos formais no estado.

Mais uma vez o estado do Pará apresentou saldo positivo na geração de novos postos de trabalho. No total foram registrados em fevereiro 4.203 empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O número é ainda mais significativo quando comparado ao mesmo período no ano passado, quando foi registrado recuo nas contratações, com redução em 2.484 trabalhos, devido aos impactos da crise financeira.

"Mas pelo mês consecutivo janeiro e fevereiro o mercado de trabalho em 2010 registra números positivos, dando sinais de retomada dos investimentos", afirma pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará (Idesp), Anaiza Pimentel, do Núcleo de Análise Conjuntural. As projeções de geração de empregos formais para 2010, no Pará, também são otimistas. Os números revelam cenário de crescimento econômico, e um balanço favorável com 22.444 admissões.

O ano de 2010 dá sinais de recuperação na economia do Brasil, com saldo de 209.425 novos postos. A região Norte foi responsável pela criação de 11.120 empregos, em que todos os estados registraram saldos positivos. O Pará fechou período com melhor saldo, mais de 4 mil empregos e, em seguida, Rondônia, com 1.789. Como parâmetros foram utilizados os dados sobre admitidos e desligados do emprego formal no segundo mês de 2010.

Os municípios de Belém e Parauapebas somaram saldo no período de 2.032 postos, liderando a oferta de trabalhos formais no estado. Das 8 atividades econômicas analisadas todos os setores obtiveram saldos positivos, as que mais se destacaram foram as de serviço (1.627), comércio (810), construção civil (557) e extrativa mineral (546).

Os setores que mais se destacaram durante o mês de fevereiro deste ano, na criação de postos de trabalho, foram o setor de serviços que obteve o melhor saldo, apresentando maior número de contratações do que demissões no mês, com 6.628 admissões. Os subsetores que mais se destacaram foram os serviços em ensino, com saldo positivo em 494 postos, seguido do subsetor de serviços de alojamento e alimentação, reparação e manutenção, pessoais, domiciliares, diversões, radiodifusão, televisão, comunitários e sociais, com 443 trabalhos formais. A segunda maior geração de empregos foi no setor de comércio, com 5.773 contratações. O subsetor que mais se destacou foi o que compreende o comércio varejista. (Secom)

Nenhum comentário: