A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai oferecer 250 bolsas de extensão para os participantes de projetos de pesquisa que utilizem a infraestrutura oferecida pelo programa NavegaPará, do Governo do Estado, nos municípios onde existem campi da UFPA.
O programa Navega Saberes é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA. O objetivo é incentivar os estudantes a elaborar projetos científicos que sintetizem prática de ensino, pesquisa e extensão. As propostas devem ser submetidas à UFPA até 12 de abril, conforme dispõe o edital, disponível no site da instituição de ensino.
O projeto deverá ser proposto por um professor da UFPA, que coordenará e executará todas as etapas com sua equipe. Cada coordenador só poderá submeter um projeto e sua equipe poderá ser formada por docentes, técnico-administrativos e alunos dos cursos de graduação da UFPA, a partir do segundo semestre.
Os bolsistas desenvolverão suas atividades conforme Plano de Trabalho apresentado à Proex em Belém e nos campi da UFPA em municípios onde estão instalados 60 infocentros do NavegaPará - Belém, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Bragança, Altamira, Breves, Soure, Marabá, Capanema e Tucuruí.
As bolsas são para alunos de graduação em situação de vulnerabilidade social. O resultado será divulgado em 26 de abril. Os projetos serão avaliados e classificados quanto ao mérito estético, filosófico, científico e de relevância social, por um comitê científico e julgador, a ser designado pela Proex.
São 34 temáticas com ações voltadas para questões ambientais, de educação tecnologia, turismo, arte, empreendedorismo, saúde, esporte e lazer, entre outros. De acordo com o diretor de Programas e Projetos da Proex, professor Durbens Martins Nascimento, a expectativa é que a parceria com o NavegaPará permita a produção e, simultaneamente, a difusão do conhecimento acadêmico em favor das comunidades locais.
Para Durbens Nascimento, o Navega Saberes abre um novo espaço para estágio e experiência profissional aos estudantes da UFPA. Ao todo, serão ofertadas 250 bolsas de extensão, sendo que cada proposta de projeto pode solicitar até três bolsas no valor de R$ 300, com 12 meses de duração. No total, serão investidos R$ 900 mil em bolsas, com recursos do orçamento da Diretoria de Assistência Estudantil da Proex. Informações:http://proex.ufpa.br/. (Com informações da assessoria de comunicação da UFPA/SECOM)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário