quarta-feira, 10 de março de 2010

Oficina de leitura discute importância da leitura na formação de cidadãos críticos

Professores, coordenadores e gestores escolares participaram da oficina.

Preparar os professores para repassar de forma competente e criativa o conteúdo aos alunos foi um dos principais objetivos da I Oficina de Leitura, realizada no último sábado, 6, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A oficina direcionada a professores da rede pública de ensino discutiu a importância da leitura na formação de sujeitos críticos e produtores de conhecimento.

“A proposta de trabalhar a leitura de forma criativa e constante dentro da rede de ensino é algo que une e motiva toda a equipe da Semed. Nós queremos que nossos alunos sejam mais que trabalhadores. Queremos que eles sejam cidadãos críticos, produtores e receptores de conhecimento”, ressaltou Tereza Cristina, diretora pedagógica da Semed. A diretora ressaltou ainda que a função do educador não é apenas repassar conteúdo, e sim transformar e moldar mentes que estão ao alcance do mestre. “Nós estamos nos preparando para enfrentar a batalha da leitura em nosso município”.

De acordo com Amabet Almeida, coordenadora do setor de 5ª a 8ª série da Semed, a oficina é um complemento da formação continuada dos professores. “Já fomos a campo, trabalhamos, discutimos e aqui vivenciamos o que propõe a rede”.

Paródias, composições e apresentações de músicas, discussão de texto e muito entusiasmo e emoção fizeram parte da capacitação. “Hoje me apaixonei por língua portuguesa, mesmo sendo formado em ciências. O conteúdo utilizado aqui servirá para o aprimoramento das minhas aulas”, enfatizou Félix Raimundo, professor da escola Sandra Maria. O professor enfatizou ainda que a formação mostra que a rede se preocupa e muito com a rotina escolar e coma eficiência do educador em sala de aula.

Para Francisco Alves, coordenador técnico de língua portuguesa da Semed, ministrante da oficina, o curso trará grandes resultados, uma vez que os trabalhos são pensados e executados em equipe. “Professores, coordenadores, diretores, ou seja, todos do universo escolar se uniram para transformar esse evento em um momento de interação e discussão de formas de ensino da leitura aos nossos alunos”.

Para a estudante de letras Luelma Leite, a evolução da educação no município nos últimos anos é espetacular. “A inovação é uma das principais mudanças de novo jeito de ensinar. É estimulante ver mestres realmente comprometidos com os alunos”.
(Ascom/SEMED)

Nenhum comentário: