quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vale adia negociação sobre greve no Canadá

Londres - A mineradora brasileira Vale e o sindicato que representa os trabalhadores grevistas das operações de níquel em Ontario, no Canadá, suspenderam as negociações sobre a greve e só devem se reunir novamente no dia 19 deste mês. Alguns avanços foram obtidos nas conversações do fim de semana, mas os dois lados não conseguiram negociar um novo acordo coletivo no tempo designado para as negociações, disse em comunicado Kevin Burkett, mediador indicado pelo governo para as conversas.

O porta-voz do sindicato United Steelworkers, Wayne Fraser, afirmou hoje que algum progresso foi obtido nas conversas, mas não o suficiente para resolver as diferenças dos dois lados. Fraser disse que conversas separadas com trabalhadores grevistas da unidade de níquel Voisey's Bay da Vale, nas províncias de Newfoundland e Labrador, serão retomadas no dia 15.

A greve em Ontario entrou em seu 11º mês, sendo uma das mais longas disputas industriais da história da empresa. A administração e os trabalhadores do sindicato divergem sobre mudanças que a Vale quer fazer nas aposentadorias e nas bonificações. A mineradora alega que as mudanças são necessárias para tornar as operações mais lucrativas. As unidades de níquel da Vale em Ontario produziram 43 mil toneladas métricas em 2009, 49% menos que em 2008, quando não houve greve. As operações de Voisey's Bay produziram 40 mil toneladas em 2009, com queda de 43%. As informações são da Dow Jones. (Agência Estado)

Nenhum comentário: