sexta-feira, 11 de junho de 2010

Festival Internacional de Música faz apresentações em Parauapebas

A população de Parauapebas, no sudeste do Pará, assiste, nesta sexta-feira (11), a uma versão do 23º Festival Internacional de Música do Pará. A programação é fruto de parceria entre a Fundação Carlos Gomes e a prefeitura local e visa a descentralização das ações culturais da fundação, instituição responsável pela política cultura musical do Estado.

Para o titular da instituição, Daniel Araújo, "a cada ano há um envolvimento maior dos outros municípios do Estado com a participação de bandas centenárias e músicos atuantes nesses municípios, assim como de concertos realizados nessas localidades, em alinhamento com as diretrizes de descentralização das ações do Governo para além da Região Metropolitana de Belém", afirmou.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Cláudio Feitosa, a programação em Parauapebas apresenta, a partir das 20h30, na praça Marathma Gandhi, na Cidade Nova, André Grijó (músico local) e Nego Nelson (de Belém). No Carajás, Núcleo Urbano da Vale, no mesmo horário, o público assiste ao Grupo Raiz do Samba. Sábado (12), segundo dia do festival, se apresentam o Clave da Lua (Grupo de Chorinho) e Raiz do Samba. Encerrando o evento, domingo (13), haverá André Gabeh e Lui Coimbra (RJ).

O Festival Internacional de Música do Pará é organizado pela Fundação Carlos Gomes desde 1987 e destaca-se como evento de divulgação da música erudita e popular a integrar o calendário oficial de cultura do Estado, reunindo músicos, professores, estudantes de música do Brasil e do mundo.

O festival também mobiliza um público em um intenso intercâmbio cultural, transformando Belém na capital internacional da música. Este ano o evento recebe o patrocínio da Petrobrás e Banco do Estado do Pará (Banpará).

(Rosa Borges - Fundação Carlos Gomes)

Nenhum comentário: