sexta-feira, 18 de junho de 2010

Entrega de 851 equipamentos beneficia agricultura familiar em 58 municípios

Na próxima segunda-feira (21), o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), realizará a cerimônia oficial de entrega de 851 equipamentos, entre patrulhas mecanizadas, patrulhas e implementos agrícolas, a 58 Prefeituras do interior. A ação integra o programa Campo Cidadão, desenvolvido pela Sagri, de incentivo à agricultura familiar, e visa garantir a produtores rurais mecanização e melhores condições de escoamento da produção, com a recuperação de estradas vicinais.

Entre os equipamentos que serão entregues às prefeituras estão tratores dos modelos 75CV e 100CV, motoniveladoras (já entregues), roçadeiras, carretas e grades aradoras e niveladoras. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar, apresentada pela bancada federal do Estado. O valor total do projeto é de R$ 27 milhões, sendo 10% de contrapartida estadual.

Segundo o gerente de produção vegetal da Sagri, Marcelo Alves, esta é uma das maiores ações já realizadas no Estado em termos de repasse de equipamentos agrícolas. "É importante para o desenvolvimento do setor agropecuário, no sentido de minimizar o impacto sobre o meio ambiente, diminuindo derrubadas e queimadas, e ainda melhorando as vicinais", ressaltou.

A cerimônia começará às 17h, na Unidade Agropecuária (Uagro) de Ananindeua. Além da presença da governadora Ana Júlia Carepa e do secretário de Estado de Agricultura, Cássio Pereira, participarão 20 deputados federais, prefeitos dos municípios contemplados e representantes de associações de agricultores.

Os municípios contemplados serão Abaetetuba, Abel Figueiredo, Acará, Alenquer, Altamira, Anapu, Augusto Corrêa, Baião, Barcarena, Bom Jesus do Tocantins, Bragança, Brejo Grande do Araguaia, Bujaru, Cachoeira do Arari, Cametá, Capanema, Conceição do Araguaia, Curionópolis, Curuçá, Dom Eliseu, Faro, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Igarapé-Miri, Irituia, Itaituba, Itupiranga, Marabá, Marituba, Medicilândia, Monte Alegre, Nova Esperança do Piriá, Nova Timboteua, Novo Progresso, Oeiras do Pará, Ourilândia do Norte, Pacajá, Palestina do Pará, Paragominas, Parauapebas, Piçarra, Prainha, Primavera, Quatipuru, Rio Maria, Rondon do Pará, Salinópolis, Salvaterra, Santa Maria do Pará, São Domingos do Araguaia, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João de Pirabas, São João do Araguaia, Ulianópolis, Uruará, Viseu e Vitória do Xingu. A previsão é de que a entrega seja concluída até o mês de setembro.

(Ascom/Sagri)

Nenhum comentário: