quarta-feira, 2 de junho de 2010

Municípios podem continuar vacinando contra a gripe A

A Campanha de Vacinação contra a Gripe A (H1N1) termina oficialmente nesta quarta-feira (2), mas, enquanto houver vacina e pessoas dos grupos prioritários para serem vacinadas, os municípios podem e devem continuar vacinando. A informação é da coordenadora de Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Ana Helfer. Ela aconselha aos municípios que continuem acompanhando as metas de cada grupo prioritário e vulnerável à forma grave da doença, merecendo destaque as mulheres grávidas.

De 3 de janeiro a 29 de maio, o Pará teve 229 casos confirmados de gripe A, com 30 óbitos, sendo oito em gestantes. Porém, conforme Ana Helfer, há cinco semanas, o Estado não registra nenhum caso confirmado de H1N1, o que já é um resultado da campanha de vacinação, mas nem por isso a população deve relaxar. "Quem está nos grupos prioritários e ainda não se vacinou deve procurar o posto de vacinação e tomar a vacina, que é um direito seu", alertou.

Ana Helfer disse, ainda, que o Estado do Pará foi parabenizado pelo Ministério da Saúde por ter conseguido alcançar boas coberturas vacinais, principalmente de trabalhadores de saúde (89,69%), indígenas aldeados (88,58%), mulheres gestantes (85,80%) e crianças menores de dois anos (102,72%). "A maior preocupação continua sendo os jovens de 20 a 29 anos, com cobertura de 75,44%, e os adultos de 30 a 39 anos, com apenas 47,84%", enfatizou a coordenadora.

Ela destacou também que compete aos gestores municipais criar estratégias para vacinar os grupos prioritários, cuja meta mínima de 80% ainda não foi alcançada. A coordenadora de Vigilância à Saúde afirmou, por fim, que dois grandes objetivos da campanha foram alcançados: manter as unidades funcionando, com a vacinação dos trabalhadores de saúde; e reduzir a transmissão do vírus. (Roberta Vilanova - Sespa)

Nenhum comentário: