sexta-feira, 4 de junho de 2010

Carteira recomendada do Safra para junho tem maior exposição à Vale e Petrobras

SÃO PAULO - O banco de investimento Safra apresentou sua carteira recomendada para o mês de junho, apontando 14 papéis que deverão mostrar desempenho diferenciado ao longo do sexto mês deste ano, na opinião de seus analistas. Em relação ao último portfólio, o Safra excluiu uma ação e inseriu duas.

Em junho, entram para a lista os papéis da Cesp e da Suzano, enquanto que as ações da AES Tietê (GETI4) deixam o portfólio. Segundo os analistas, a exclusão da AES Tietê da lista deve-se, entre outras coisas, à percepção de que existem melhores opções no setor de energia elétrica, bem como à redução de 21% prevista para o preço dos futuros contratos.

O portfólio recomendado para o mês de junho do Safra conta com maior exposição aos papéis do setor de mineração e petróleo e gás, representados pelas ações da Vale e da Petrobras.

O que esperar?
Os analistas destacam que o principal catalisador do mês será a o desfecho da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) em meio ao desenrolar da crise fiscal europeia. O banco acredita que a autoridade monetária nacional irá elevar a taxa básica de juro brasileira em 75 pontos-base.

Ademais, os analistas ressaltam que desde o último encontro do Copom houve uma mudança no cenário macroeconômico global. Segundo eles, a crise na Europa passou do setor privado para o setor público de alguns países pertencentes a Zona do Euro, que se endividaram para evitar uma crise sistêmica e agora enfrentam dificuldades para rolagem de suas dívidas soberanas.

"Entendemos que é cedo para afirmar que a crise mundial afetará a economia global como ocorreu em 2008, criando uma forte desconfiança entre os agentes de mercado, o que naquele momento paralisou o mercado de crédito", avaliou o Safra. (InfoMoney)

Nenhum comentário: