quarta-feira, 30 de junho de 2010

Secretário de Educação é premiado pela terceira vez com prêmio Palma de Ouro

Palma - Esta é a terceira vez, em seis anos, que o secretário é agraciado com o prêmio

O secretário municipal de Educação, Raimundo Oliveira Neto, foi premiado pela terceira vez com o prêmio Palma de Ouro da Educação. Raimundo Neto concorreu com os 100 melhores secretários municipais de Educação do país.

“Quando o trabalho é sério, os resultados são evidentes. E estar pela terceira vez entre os 100 melhores secretários de Educação do país, num universo de quase 6 mil concorrentes, é a prova de que o trabalho vem gerando resultados satisfatórios para os mais de 38 mil alunos da rede pública de Parauapebas”, declarou Raimundo Neto, ao receber o troféu.

O prêmio – um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) – foi entregue no último dia 23 no Congresso Nacional de Secretários de Educação, realizado em Balneário Comburiu (SC).

O evento intitulado Educa Brasil há 20 anos faz pesquisas – tendo como fontes o Ministério da Educação, secretarias estaduais de Educação, associações, instituições de ensino, federações e prefeituras –, buscando fatores relacionados ao desenvolvimento da gestão democrática, transparência pública, valorização pelo magistério, auxílio e implementação a programas e projetos.

As pesquisas buscam analisar o andamento e o crescimento das secretarias de Educação do Brasil. Os municípios que obtêm melhor índice de desenvolvimento recebem uma premiação pelo desempenho – Troféu Palma de Ouro.

O Educa Brasil é considerado, atualmente, o maior prêmio em termo de educação do Brasil, sendo um grande incentivo para os profissionais que atuam na área. Por isso, “toda Parauapebas deve sentir orgulho por nossa educação estar entre as 100 melhores do país”, afirma Raimundo Neto.

Destaques na educação
Um dos melhores trunfos da gestão municipal para colocar Parauapebas entre os 100 melhores índices é o combate ao analfabetismo. À frente da Semed há seis anos, o professor Raimundo Neto afirma que “vencer o analfabetismo e garantir a qualidade da educação têm sido as principais metas do governo municipal”.

Essas metas têm assegurado às crianças parauapebenses um grande avanço. O trabalho de alfabetização é focado na concepção construtivista, onde o aluno é sujeito pensante durante todo o processo.

Os números endossam as palavras do secretário. Programas como o Vale Alfabetizar, Brasil Alfabetizado, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Centro de Ensino Personalizado para Educação de Jovens e Adultos (Cepeja) têm conseguido diminuir, significativamente, o número de analfabetos no município, de 16% para 12,3%, segundo dados do IBGE.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), responsável por nortear as políticas de melhoria na qualidade das escolas públicas brasileiras, também colocou Parauapebas em evidência nacional.

De acordo com o Ideb, 2% das escolas brasileiras obtiveram – da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental – resultados comparáveis aos de países desenvolvidos.

Em Parauapebas, sete escolas da rede pública de ensino tiveram excelente desempenho: Chico Mendes, Eurides Santana, João Prudêncio de Brito, Paulo Fonteles de Lima, Plácido de Castro, Olga da Silva, Sandra Maria e Novo Horizonte.

Dessa forma, o município é o terceiro do Pará no Ideb, bem como um dos que possuem a maior taxa de alfabetização entre os menores de 15 anos. Assim, a educação de Parauapebas figura como a melhor das regiões sul e sudeste do estado, com média de 3,7 pontos.

Os profissionais da educação também fazem parte do programa de melhoramento da educação municipal. A Semed implantou no calendário escolar de 2010 dias específicos para a formação continuada dos professores, que acontecem duas vezes ao mês para professores de 1º e 2º ciclo e uma vez ao mês para professores de 5ª a 8ª série. Cerca de 1.800 professores participam mensalmente das formações.

“Esse prêmio não seria possível sem o empenho de nossos professores, coordenadores e gestores escolares, aliado ao compromisso de uma administração capaz de investir na valorização, não somente dos alunos, mas também dos nossos profissionais”, disse Raimundo Neto.

(Texto e foto: Rosiere Morais)

Nenhum comentário: