quarta-feira, 2 de junho de 2010

Resgate de 115 funcionários de mineração vai virar filme na China

Mineiro resgatado chega ao hospital de Hejing depois de passar uma semana preso em uma mina inundada

Pequim, 2 jun (EFE).- O resgate das 115 pessoas que durante uma semana ficaram presas em uma mina de carvão na China será mostrado em um filme em 3D que deve estrear no gigante asiático em 1º de outubro, Dia Nacional, informou nesta quarta-feira o jornal "Xin Beijing".

O acidente, que aconteceu no último mês de março, foi especialmente importante, pois 115 de 153 trabalhadores foram resgatados da mina de Wangjialing Coal Mine, na província nortista de Shanxi, após ficarem uma semana presos.

Para conseguir resgatar os sobreviventes, as equipes de emergência enviaram às profundezas da mina 300 bolsas de glicose e outros alimentos, e mais de três mil soldados conseguiram extrair do interior quase 60 mil metros cúbicos de água e descer o nível da inundação em 2,6 metros.

Os estúdios de cinema da província de Shanxi decidiram filmar esta história, que a imprensa qualificou como "milagrosa". Está previsto o investimento de 10 milhões de iuanes (US$ 1,4 milhões) para a produção.

O filme, que fica por conta do roteirista He Zizhuang e do diretor Gao Feng, terá como título "Oito dias e oito noites".

As minas chinesas são as mais perigosas do mundo devido à precariedade de seus métodos de segurança e à exploração abusiva de muitas delas, principalmente no inverno, quando a demanda de carvão para calefação sobe em todo o país.

Os dados oficiais indicam que, só em 2009, 2.631 mineiros morreram, o que representa uma queda de 18% em relação a 2008, um número negro que sua soma a outro recorde do país asiático, que lidera a classificação mundial de acidentes de trabalho, com mais de 86 mil mortes em postos de trabalho a cada ano. (EFE)

Nenhum comentário: