sábado, 5 de junho de 2010

Escolas de 82 municípios recebem adequação tecnológica e internet banda larga

Nesta sexta-feira (4), foi assinado o contrato de expansão do NavegaPará na rede estadual de ensino, no Centro Integrado de Governo (CIG).

O programa NavegaPará levará, este ano, adequação tecnológica e conexão de alta velocidade a 381 novas unidades escolares. São escolas, Unidades Seduc na Escola (USEs), Unidades Regionais de Ensino (UREs), localizadas em 82 municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do interior do Estado, que receberão novos investimentos por meio do Programa Especial de Fortalecimento do Ensino Médio. O contrato de expansão do NavegaPará na rede estadual de ensino foi assinado na manhã desta sexta-feira (4) no Centro Integrado de Governo (CIG).

A expansão do programa será possível por meio de um investimento de R$ 30 milhões, repassados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) à Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa). Participaram da assinatura do documento a governadora Ana Júlia Carepa; o secretário de Estado de Educação, Luís Cavalcante; o presidente da Prodepa, Renato Francês; e o secretário Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Mauríllio Monteiro.

O investimento inclui manutenção de laboratórios de informática, adequação de rede elétrica e de pontos lógicos, aquisição de computadores e instalação das conexões. Das 381 unidades de ensino, 48 terão pela primeira vez conexão a internet de banda larga. As escolas, localizadas em 82 municípios das RMB e do interior, estão principalmente nas regiões do Marajó, Baixo Amazonas e Tocantins. Hoje, mais de 300 escolas estão interconectadas por meio do NavegaPará. Até o final do ano, serão 713 escolas conectadas ao programa.

Para a governadora Ana Júlia Carepa, além de inclusão digital, o programa promove inclusão social. “Além de acessar e consultar na internet, a comunidade pode também se mostrar; se organizar e mostrar a sua produção”, afirmou. Ana Júlia também destacou que o Pará é pioneiro em implementar um programa de inclusão digital e o Estado se tornou referência para o Brasil. “O programa nacional, do presidente Lula, será baseado no nosso programa do Pará”, informou a governadora.

De acordo com o secretário de Educação, Luís Cavalcante, o investimento vai repercutir nas escolas da rede, desde a infraestrutura dos laboratórios de informática até a aplicação pedagógica de programas e projetos por meio da Coordenação de Tecnologias Aplicadas à Educação (Ctae), da Seduc. Os laboratórios também são espaços da realização de cursos do Plano Nacional de Formação Docente (Parfor) e de formações continuadas na área de tecnologia, além de projetos pedagógicos, como blogs educativos e Aluno Integrado. (Mari Chiba - Seduc)

Nenhum comentário: