segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

“Nos antecipamos à legislação e estamos minimizando os riscos de acidentes”

O Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (DIAM) da Vale, com o envolvimento direto de suas diversas áreas operacionais, desenvolveu e implantou o Sistema de Gestão de Barragens e Pilhas (SGBP). Além de buscar garantir a segurança de nossas operações, o sistema permite a gestão das barragens e pilhas com informações em tempo real.

Durante o período chuvoso a atenção é redobrada, pois os riscos de rupturas, erosões e assoreamentos aumentam com o crescimento do volume de água. O monitoramento das estruturas é feito periodicamente pelas Gerências de Operação e Geotecnia, por meio de inspeções de campo e leitura de instrumentos. O sistema é composto de módulos: indicadores, análise, controle interno, riscos de barragens, licenciamento, legislação, inovação, relatórios, entre outros.

“O SGBP é um sistema único de propriedade da Vale. Nos antecipamos à legislação, pois muito em breve será necessário um controle de barragens e pilhas, em função de desastres que tenham havido em outras empresas. Vamos implantar o sistema no Brasil e no exterior”, afirma o gerente geral de Tecnologia Ambiental, Cícero Lima.

Utilização de faróis auxilia no funcionamento do SGBP
A ferramenta do SGBP utiliza faróis de seis cores que classificam a situação das estruturas de barragens e pilhas – se estão ou não em conformidade e seu plano de ação decorrente de auditorias periódicas. “Através dos faróis, é possível monitorar o desempenho das barragens e pilhas por meio do cumprimento dos prazos previstos nos planos de ação de cada estrutura, mina, complexo e respectivas diretorias operacionais”, explica o coordenador do SGBP da DIAM e engenheiro, Túlio Praes.

Além disso, a organização das barragens e pilhas possibilita transparência na informação, facilidade e rapidez para o suporte à decisão e ação. O acompanhamento permite o monitoramento para evitar o risco de rompimento e/ou dano ambiental. (Vale.com)

Nenhum comentário: