sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"Queremos casar com o PMDB", diz novo presidente do PT

Dutra defendeu a continuidade da aliança com o maior partido do país se Dilma vencer

O novo presidente do PT, José Eduardo Dutra, defendeu nesta sexta-feira (19), no congresso do partido, a continuidade da aliança com o PMDB se a pré-candidata Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, vencer as eleições este ano. O PMDB é a grande noiva da eleição por ser o maior partido do país e por ter as maiores bancadas na Câmara e no Senado.

- Nós queremos casar, sim, com o PMDB, claro. Estamos hoje casados, PT no governo Lula com o PMDB, PDT, PCdoB, PDT e queremos continuar casados sob o governo Dilma.

Mais cedo, durante discussão sobre as diretrizes do programa de governo da ministra, uma emenda à resolução apresentada pelo ex-presidente do PT e atual deputado federal José Genoino (SP) pedia a menção específica ao PMDB como principal partido aliado, mas foi derrubada pelos participantes. Dutra disse:

-Numa resolução como essa, não cabe você ficar nominando os partidos. Por que não cita o PDT, o PTB, todos os partidos? A ação com os partidos não acontece em função do tipo de resolução.

Na última quinta-feira, em entrevista ao R7, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o lançamento de Dilma como candidata à Presidência, no congresso do PT, reforça os principais partidos do país a anteciparem apoio e selarem fidelidade à candidatura da escolhida do presidente Lula.

Padilha disse que são esperados no evento, que termina no sabádo, “vários partidos que compõem a base aliada do governo estejam presentes no congresso”.

- Ela é pré-candidata do PT hoje, mas que já ganha apoio de um conjunto de partidos. O PMDB, que lançou um pré-compromisso, PDT tomou decisão na Executiva Nacional, nós achamos que o PCdoB está a caminho de tomar essa decisão, já sinalizou isso no congresso do PCdoB, temos a expectativa de que outros partidos venham, a partir do ato do lançamento dela, venham sinalizar apoio à ministra Dilma.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), deverá ser o adversário de Dilma, ao lado de Marina Silva (PV) e o deputado Ciro Gomes (PSB). (Do R7)

Nenhum comentário: