quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Unime Sul do Pará realiza simpósio de medicina em Marabá

A partir desta quinta-feira (19) até domingo (22), Marabá sedia o II Simpósio de Medicina da Unimed Sul do Pará, que acontece no Casarão Eventos com o tema “Saúde para debater e integrar”. O evento, realizado pela Unimed Sul do Pará e coordenado pela Castilho Propaganda, tem como objetivo unir médicos e outros profissionais da área em busca de melhorias na saúde do Sul e Sudeste do Pará.

Entre os palestrantes do evento, destaca-se a presença da doutora Suzana Herculano Houzel, que fará a abertura do simpósio com a palestra “Fique de bem com o seu cérebro”, às 19h30 desta quinta-feira. Suzana é apresentadora do quadro Neurológica do programa Fantástico da Rede Globo, desde novembro de 2008; doutora em Neurociências pela Université Paris VI (França); mestra em Ciências pela Case Western Reserve University (EUA); bióloga formada pela UFRJ; professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2002;
colunista da Folha de São Paulo, desde 2006; autora de seis livros de divulgação científica; e ganhadora do Prêmio José Reis de Divulgação Científica.

Nos demais dias o evento segue em formato de Mesa Redonda Moderna, formada por diversos profissionais de Marabá, Belém e de outros Estados para debater questões ligadas a enfermagem, pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia.

Programação das palestras
No dia 20, pela manhã, as abordagens na área de Enfermagem serão feitas com os temas: Assistência de enfermagem ao paciente de UTI (Sandra Teixeira dos Santos, Marabá - PA); Abordagem ao paciente com AIDS: como fazer? (Percília Augusta Santana da Silva, Marabá - PA); Assistência da enfermagem ao paciente politraumatizado (Lúcia Menezes de Medeiros, Belém - PA).

A programação do dia segue com o foco na Pediatria, com as seguintes temáticas: Intolerância alimentar (Rosa Helena Porto Gusmão, Belém - PA); Assistência ao RN na sala de parto; e Pediatria em consultório: as queixas mais comuns (Mariane Cordeiro Alves Franco, Belém - PA).

No dia 21 é a vez dos assuntos ligados a Ginecologia e Obstetrícia, abordando questões como: Climatério – atualidades (Neila Maria Dahas Jorge, Belém - PA) e DHEG – Pré-eclâmpsia / eclâmpsia (Washington Luiz Ferreira, Goiânia - GO). Na parte da tarde, a Clínica Médica será contemplada com os tópicos: Antibioticoterapia na prática clínica (Salomão Georges Kahwage Neto, Belém – PA); Pneumonia comunitária: adulto e criança (Cleonardo Augusto da Silva, Belém – PA);

O palestrante da área de Cirurgia Geral, no sábado (22), será o médico Otávio Souza Junior (Belém – PA), que fará as palestras: Diagnóstico e conduta nas peritonites: Tratamento clínico ou cirúrgico? Como tratar?; e Abordagem intra-hospitalar ao paciente politraumatizado. (Assessoria Unimed).

_______________________________________________________

Nenhum comentário: