terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ator que interpreta o presidente tentava vaga para coadjuvante

Rui Ricardo Dias, que engordou dez quilos para atuar em "Lula"

O que mais chama a atenção em Rui Ricardo Dias, num primeiro momento, é que ele não tem nenhuma semelhança física com Luiz Inácio Lula da Silva. O ator, de 31 anos, ri da observação e confessa: "Quando falei que tinha sido chamado para o teste, meus amigos tiraram sarro, e minha namorada disse que era impossível eu pegar o papel". Enganaram-se.

"Já fiz teste para tudo na vida. Mas achei tão estranho quando me chamaram que fui totalmente despreparado. Isso talvez tenha sido importante." Dias, inicialmente, fez teste para o papel de um sindicalista. Não passou. Mas o teste foi parar nas mãos do diretor Fábio Barreto, porque uma produtora achou que poderia ser aproveitado no papel de um enfermeiro. Ao ver a fita, o diretor exclamou: "Esse cara é o Lula".

O ator descobrirá, a partir de hoje, o que é ser o Lula e o que é fazer cinema. "O primeiro efeito está aqui: você me entrevistando. Mas nem estou pensando nisso. Minha expectativa toda é ver o filme, que ainda não vi", diz, no escritório da assessoria de imprensa da produção.

Nascido em Minas Gerais e criado em São Paulo, Dias tem 31 anos e dedicou metade da vida ao teatro. Formou-se no Tuca, o teatro da PUC paulistana, fez faculdade de belas artes e estudou em Londres. As únicas experiências à frente da câmera foram em um pequeno papel na série "9 Milímetros" e em um comercial.

Para viver Lula, fez um workshop, engordou dez quilos e viu todos os documentários que traziam imagens da fase sindical do presidente.

"Vendo os discursos, entendi o que o Fábio [Barreto] queria dizer ao falar que ele era um "cara que tinha pegada". O Lula é muito emotivo", define. E daí não passa. "Sempre tive admiração pelo Lula, mas não vou falar sobre voto, sobre o que acho do governo. O filme é tão pessoal que não quero dar margem a conotação política."

Dias, como todos os demais envolvidos na produção, bate na tecla de que se trata de uma história de vida. "E é uma história comum a muitos brasileiros. Até o "seu" Luiz Carlos [Barreto] tem uma história parecida."
O ator teve, até agora, um único encontro com Lula. De 15 segundos. O presidente, segundo ele, fez uma piada: "Vocês pegaram uns atores muitos bonitos para fazer meu papel". (Folha Online).

Nenhum comentário: