terça-feira, 24 de novembro de 2009

Decreto impede feirante de vender mercadoria no grito no interior de SP

Em Franca; barulho atrapalha vizinhos

SÃO PAULO - Um decreto municipal impediu um feirante de Franca, no interior de São Paulo, de vender os produtos gritando. Paulo César Gadini, conhecido por "marretinha", virou alvo dos fiscais. Há dois anos a prefeitura recebe reclamações de que o feirante exagera na propaganda boca-a-boca.

- Depois de todas as orientações verbais, foi feito um auto de advertência - informa o diretor da divisão de fiscalização, Ismael Xavier.

O feirante contesta.

- Eu acho um absurdo. Porque eu estou no comércio, vendendo mais barato para o consumidor, atraindo o consumidor para comprar a minha mercadoria. A prefeitura chegar e me impedir de fazer isso? - diz o feirante.

Um teste com um aparelho que mede a potência do som mostrou que marretinha marcou picos de 103 decibéis, quase o mesmo que o estouro de um trovão ou o barulho do motor de um caminhão, que é de 110 decibéis.

Com medo da lei, marretinha optou por um protesto bem humorado. O feirante agora vende a mercadoria com a boca tampada por um esparadrapo. (O Globo).

Nenhum comentário: