terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ana Júlia comemora crescimento do emprego no Pará pelo quinto mês consecutivo

Operário arremata área do conjunto Taboquinha, em Icoaraci, obra citada pela governadora como exemplo de geração de emprego com investimento público

O saldo positivo de empregos registrado em outubro, pelo quinto mês consecutivo em 2009, foi saudado com entusiasmo pela governadora Ana Júlia Carepa, para quem os dados tabulados pelo Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Sócio-Econômicas (Dieese) evidenciam a recuperação progressiva do emprego no Pará, fruto dos investimentos do governo estadual, em parceria com o governo federal, em todo o Estado.

Como exemplos, Ana Júlia citou as obras de saneamento e habitação, com investimentos de R$ 180 milhões, incluindo projetos diretos do Governo do Estado e obras do Programa de Aceleração do Crescimento, com projetos no Tucunduba e Taboquinha, em Belém, e no Cabelo Seco, em Marabá. Até o final de 2010, adianta a governadora, deverão ser investidos R$ 938 milhões nesses setores.

A recuperação de estradas também foi destacada por Ana Júlia, como ação que tem ajudado a gerar empregos no Pará. "E o Governo do Estado está entrando com contrapartida de 25% em todas as obras", informa. A recuperação da economia, com a contribuição dos investimentos públicos, dá retorno, segundo a governadora, aos programas sociais do próprio Estado. O Programa Bolsa Trabalho, da Secretaria de Estado de Emprego e Renda (Seter), já encaminhou 15.300 jovens ao mercado de trabalho formal em 2009.

Crescimento - Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que, em outubro, foram feitas em todo o Pará 24.451 admissões contra 18.823 desligamentos, gerando um saldo positivo de 5.628 postos de trabalhos. O crescimento é de 1% em relação ao mês de setembro.

No mesmo período do ano passado, o Estado também apresentou saldo positivo na geração de empregos formais. Foram 24.824 admissões contra 24.641 desligamentos, gerando um saldo positivo de 183 postos, crescimento de 0,03%.

Este ano, os setores que mais contribuíram para o saldo positivo de emprego foram a Construção Civil (2,77%); Indústria de Transformação (1,33%); Comércio (1,19%); Extrativo Mineral (1,04%); Serviços (0,65%) e Serviços de Indústria e Utilidade Pública (0,64%). Apenas os setores Agropecuária (-0,49%) e Administração Pública (-0,02%) tiveram saldo negativo.

Números - Balanço efetuado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) sobre a trajetória do emprego formal no Pará mostra ainda que, nos dez primeiros meses de 2009, foram feitas 215.039 admissões contra 206.382 desligamentos, gerando um saldo positivo de 8.657 postos de trabalhos, um crescimento de 1.57%.

Em toda a Região Norte foram feitas, nos primeiros 10 meses deste ano, 560.667 admissões contra 512.449 desligamentos, gerando um saldo positivo de 48.218 postos de trabalhos, um crescimento de 3,65% no emprego formal.

De acordo com Roberto Sena, supervisor do Dieese-PA, a retomada do emprego no Estado neste segundo semestre segue dentro das expectativas. "Era o que previa o Dieese no início deste ano. Mesmo assim, ainda temos muito chão a percorrer, pois precisamos crescer muito mais para superar todos os postos de trabalho perdidos em função da crise econômica", ressaltou Sena. (Secretaria de Comunicação).

Nenhum comentário: