sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Rio terá maior aumento no número de parlamentares com PEC dos Vereadores, diz CNM

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Vereadores vai representar um aumento de 15,2% no número de vereadores no país, caso seja aprovada pelo plenário da Câmara. Pela proposta, quase oito mil suplentes poderão tomar posse assim que a matéria for promulgada pelas mesas da Câmara e do Senado.

A quantidade de vereadores em um município é proporcional à população. O Rio de Janeiro é a cidade que terá o maior número: vai passar de 999 para 1.358, um aumento de 35,9%, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios. Mas, isso não quer dizer que o trabalho feito pelos parlamentares seja benéfico para a população.

Dados do portal Transparência Brasil, uma organização não governamental que faz o levantamento do trabalho parlamentar no país, mostram que quase 87% dos projetos aprovados são relacionados a assuntos considerados irrelevantes para a capital fluminense. Das 1.572 propostas que foram aprovadas, apenas 209 se referiam questões consideradas importantes para a população e a administração da cidade. Um índice de 13,29%. As informações tomam por base o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2008.
(Agência Brasil).

Nenhum comentário: