quinta-feira, 20 de agosto de 2009

PV amplia estrutura para receber Marina Silva

O PV deve ampliar o número de membros da executiva nacional da legenda para receber o grupo da senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (AC). Com 48 integrantes, a executiva, a princípio, ganhará 10 vagas. O acréscimo já foi pactuado pela direção nacional do partido, que teria repassado a informação para a agora ex-petista.

Ainda não se sabe o tamanho exato do grupo que acompanhará Marina na ida para o PV. "Deve haver filiações em todos os estados", avalia o Secretário Nacional de Assuntos do Executivo, Sérgio Xavier. As filiações não seriam apenas de ex-petistas, mas de pessoas ligadas a organizações socioambientais.

Embora Marina diga não ter convidado militantes para acompanhá-la no seu novo projeto político, sãs dadas como certas as migrações para o PV de técnicos que trabalharam com ela no ministério. Entre eles, o ex-secretário executivo João Paulo Capobiano, o ex-secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Luciano Zica e o ex-presidente do Ibama Basileu Margarido.

Os trêstécnicos foram, nas últimas semanas, o elo de negociação entre a senadora acreana e a direção do PV. Quase todos os dias, desde 29 de julho, eram mantidos contatos telefônicos entre os dois grupos. Naquela data, em Brasília, a executiva verde, comandada pelo presidente José Luiz Penna, oficializou o convite para o ingresso da senadora no partido. Também estavam na reunião Sérgio Xavier e o vereador Alfredo Sirkis (RJ), da executiva nacional.

Antes de Marina comunicar a desfiliação do PT, ontem, integrantes da executiva verde conversaram com o grupo da senadora. "Mas não houve pressão. A decisão foi exclusivamente de Marina", afirmou Xavier. A expectativa do PV é que a filiação da senadora ocorra no dia 30, em São Paulo. (Jailson da Paz/Correio Braziliense)

Nenhum comentário: