quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Jatene e Couto selam acordo e anunciarão candidato

O 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, foi escolhido como data limite pelos tucanos para anunciar o candidato do PSDB ao governo do Pará nas próximas eleições, embora haja pressões para que o anúncio seja feito antes do dia 30 deste mês.

A avaliação é que a demora para definir o candidato tem dado tempo para que o PT se articule com pequenos partidos que faziam parte da União pelo Pará, aumentando as dificuldades do PSDB de conseguir uma aliança ampla que dê viabilidade ao candidato tucano. Esse risco fez com que o ex-governador Simão Jatene e o senador Mário Couto - pré-candidatos ao governo - anunciassem um armistício para os dias que antecedem o esperado anúncio.

A paz começou a ser selada na última segunda-feira, durante encontro no gabinete do senador Mário Couto, em Brasília. Na conversa que durou mais de duas horas, Couto e Jatene avaliaram os potenciais de cada um. Acertaram que, a partir de agora, não haverá mais ataques públicos e nenhum dos dois sairá propagando ser o candidato até que o anúncio seja feito.

“Foi uma reunião de desarmamento”, definiu Couto, que mudou o discurso e já admite a possibilidade de não ser o candidato. “Os dois demonstraram interesse em que o partido saía coeso”, confirmou Jatene, por telefone de São Paulo, onde participava de encontros sobre meio ambiente e também de uma reunião com o governador e pré-candidato tucano à Presidência da República, José Serra.

De acordo com Jatene, no encontro com Serra o assunto principal foi a Amazônia e não a campanha do ano que vem.

Embora evitem anunciar o candidato, na bolsa de apostas dos tucanos Jatene é o mais cotado. Na Assembleia Legislativa, o líder da bancada, José Megale, entusiasta da candidatura do ex-governador, confirmou que na agenda de Jatene na capital paulista constam encontros para tratar de 2010.

O líder negou que Jatene tenha pensado em sair do PSDB para ser candidato por outra legenda. Negou também a saída do ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro. Ao longo da semana surgiram boatos de que Pioneiro deixaria o ninho tucano para filiar-se ao PR. (Diário do Pará)

Nenhum comentário: