quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Na Itália, goleiro volta a jogar aos 66 anos

Se você se assustou ao saber que Romário quer disputar algumas partidas pelo América aos 43 anos, preste atenção nesta notícia. Na Itália, o ex-goleiro Lamberto Boranga, que defendeu Perugia, Fiorentina, Reggiana, Cesena e Parma, vai voltar aos gramados aos... 66 anos! Isso mesmo que você leu: sessenta e seis anos, quase 67 - fará aniversário dia 30 de outubro.

Boranga, que deixou os gramados profissionalmente em 1983, aceitou o convite feito por um amigo para defender o gol do Ammeto, um time amador italiano, na abertura do campeonato local, no próximo dia 20 de setembro, na região da Umbria. Os dois goleiros da equipe estão suspensos do primeiro jogo da temporada, e como não tinham a quem recorrer resolveram pedir ajuda ao goleiro sexagenário.

- Vou fazer isso porque um amigo pediu minha ajuda. Eu não pude resistir ao chamado dos campos - contou Boranga.

Mas não pense você que o goleiro-vovô vai sair de uma tranquila aposentadoria, e trocar o pijama pelo uniforme do Ammeto. Na verdade, Boranga não é de ficar parado. Essa, por exemplo, não será sua primeira volta aos campos. Quando tinha 50 anos, foi para o gol do Bastardo, outro time amador, também para 'tapar buraco', porque todos os goleiros da equipe tinham se machucado ao mesmo tempo. E não fez feio: seu time perdeu por apenas 1 a 0.

E sabe o que o velhinho faz hoje em dia? Atletismo. E não é de brincadeira, não. Boranga é o atual recordista mundial de salto em distância para veteranos, categoria acima de 60 anos, com 5,03m, marca atingida ano passado. E no início deste mês, ele se tornou campeão mundial master de salto em distância, na Finlândia.

- Graças a essa paixão pelo esporte e à vontade de me manter em forma, posso agora voltar a jogar uma partida de verdade num campo de futebol. Será a última? Não sei, vamos ver - disse Boranga à imprensa italiana.

Sei não, mas acho que os tais goleiros que estão suspensos do Ammeto correm sério risco de esquentar o banco para o vovô Boranga no resto do campeonato.
(Planeta Que Rola - o mundo sem froteiras do futebol)

Nenhum comentário: