quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Alfabetização para pessoas da terceira idade

Fotos: Deicharles





Com a intenção de possibilitar as pessoas da terceira idade de Parauapebas mais conhecimento e leitura, o Programa Vale Alfabetizar iniciou, no último dia 21, aula para vários idosos do Centro Integrado da Melhor Idade (Cimi), localizado na rua 10 de Maio, quadra especial, bairro Rio Verde, próximo à escola Paulo Fonteles de Lima.

O programa Vale Alfabetizar é uma parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, governo federal, Alfabetização Solidária, Fundação Vale e Universidade Federal do Pará (UFPA).

O curso tem duração de oito meses e atende todos os idosos analfabetos que sonham em ler e escrever, ou seja, aqueles que desconhecem o alfabeto e não tiveram oportunidade de frequentar escola. As aulas acontecem dois dias na semana, quarta e sexta-feira, e cada aula tem duração de duas horas e são realizadas no período da manhã, das 9 às 11 horas, com intervalo e lanche para todos participantes.

O programa está em todos os bairros da cidade e nas escolas da rede municipal de ensino, e agora também no Cimi, que atende dezenas de idosos diariamente. É necessário ressaltar que todos os estudantes recebem kit de material escolar como caderno, lápis, caneta, borracha, régua, entre outros.

Conforme a professora do curso, Francisca das Chagas, ela leciona duas vezes na semana para os idosos, além também de auxiliar, tirar dúvidas e ajudar no que for necessário durante os dias que não tem aula.

Dentro da sala de aula as pessoas da terceira idade levantam a auto-estima e a condição emocional de opinar no dia-a-dia, ampliando os horizontes de interação com um enfoque curricular de reconstrução social e de resgate da cidadania.

Possibilitar ao educando idoso o processo construtivo de ampliação do próprio conhecimento, através da interação sistemática do educador e da vivência com os colegas, numa relação dialógica, fortalecendo sua identidade.

Contribuir para o bom desenvolvimento da capacidade funcional dos idosos com saúde, elevando a qualidade de vida como fonte de alegria e prazer de viver.

O coordenador do Cimi, Manoel da Vera Cruz, acha a ideia muito importante dos idosos estarem estudando, porque eles terão outra visão da vida, e não precisarão ser humilhados ou excluídos da sociedade por não saberem ler e escrever. E ainda poderão levar o que aprenderam para seus filhos e seus netos. (Deicharles Damascena)

Um comentário:

Anônimo disse...

achei lindo a iniciativa de vcs,pois estudar sempre é bom,eu vim aqui em busca de algum material,pois comecei a lecionar p/terceira idade,quero parabeniza-los por essa atitude.
grande beijo.

prof.valdirene