quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PR, PTB e PDT ganharão mais espaço

A saída de Francisco das Chagas Silva Melo Filho, o Chicão, da Secretaria Executiva de Obras Públicas (Seop), virou novela. Airton Faleiro (PT), líder do governo na Assembleia, revelou ontem que o presidente regional do PMDB, deputado Jader Barbalho, em conversa a portas fechadas com a governadora Ana Júlia, realizada há quase duas semanas, oficializou a permanência de Chicão no órgão. Mas Parsifal Pontes, líder do PMDB, nega a informação. Segundo ele, o futuro do titular da Seop será decidido nos próximos dias, em Brasília, em reunião sem a presença da governadora.

Faleiro revelou, no entanto, que depois da Secretaria de Administração (Sead) ir para as mãos do PP e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) ficar com o PSB, novas mudanças devem ocorrer, desta vez envolvendo o PR, o PTB e o PDT. 'Existe a possibilidade de ampliar os espaços desses partidos dentro do governo. Está ocorrendo o fechamento do tabuleiro', concluiu.

'Isto [a volta de Chicão] está sendo tratado como segredo de justiça', ironizou o peemedebista, sem detalhar quem vai participar do encontro que deverá traçar os rumos da relação entre PMDB e governo do Estado, além do destino de Chicão. Ele explica que a demora para saber quem vai ficar no lugar de Luiz Eduardo Anaice, de licença da Assembleia por 150 dias, se deve a pendências que ainda faltam ser resolvidas. 'E essas pendência não dependem só de nós. É uma situação que vai ser resolvida em Brasília', insistiu Parsifal.

De acordo com o parlamentar, caso não sejam dadas garantias de que o governo irá mudar o tratamento dispensado à Seop, o secretário, que foi eleito deputado estadual em 2006, assumirá sua vaga na Assembleia. 'A informação de Faleiro está equivocada, porque ainda não houve nenhuma garantia que Chicão irá ficar. Mas se ela (governadora Ana Júlia) der condições para ele administrar a secretaria, nada impede que ele continue', diz.

ESPECULAÇÕES

A novela envolvendo Chicão começou no dia 4 de agosto, quando recomeçaram os trabalhos do Legislativo. Na ocasião, os deputados aprovaram requerimento do pedido de licença, por 150 dias, para o deputado Luiz Eduardo Anaice (PMDB). Antes que começassem as especulações para saber quem ficaria no lugar do parlamentar - se Chicão ou José Soares, segundo suplente (Parsifal é o primeiro) -, os peemedebistas se protificaram a informar sobre a insatisfação de Chicão dentro do governo e sua vontade de voltar à Assembleia.

Com as notícias de mais um órgão saindo das mãos do PMDB, aumentaram as expeculações de que o rompimento entre o partido e o governo estava próximo. Entretanto, os governistas sempre tentavam pôr panos quentes na situação. Ontem, Faleiro disse que Jader comunicou a Ana Júlia Carepa que Chicão permanece, apesar dos boatos sobre a sua saída. 'Nossa vontade é que o PMDB continue nos ajudando a fovernar', reforçou Faleiro. (Coluna Poder/Jornal "O Liberal").

Nenhum comentário: