quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Bel Mesquita é eleita presidenta da CPI de crianças desaparecidas

A Câmara dos Deputados instalou na tarde desta terça-feira (18/8) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as causas e os responsáveis pelo desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil, no período de 2005 a 2007. A deputada Bel Mesquita (PMDB/PA) foi eleita presidenta da CPI e, em seu discurso de posse, destacou que a mobilização e a sensibilidade dos deputados garantiram agilidade na instalação da Comissão.

É preciso enfatizar a sensibilidade dos parlamentares que entenderam a gravidade do problema. Precisamos fazer um diagnóstico completo para saber as causas do desaparecimento dessas crianças e quem está envolvido -, questiona Bel Mesquita, autora do Projeto de Lei nº 1842/2007, que cria o cadastro nacional contendo dados pessoais, informações físicas e datas dos desaparecimentos das crianças.

A presidenta da CPI destacou que o sumiço de menores constitui um problema social ao afligir mais de 50 mil famílias por ano e reforçou a importância do seu PL, em tramitação no Senado. "Criei o Projeto de Lei, justamente por conhecer esses dados. Acredito que a criação de um cadastro único facilitará o trabalho da polícia e dos órgãos envolvidos, e poderá ser mais um instrumento para agilizar o processo de busca, aumentando a expectativa de encontrarmos nossas crianças e adolescentes", recordou a deputada durante o discurso.

Após a eleição da presidência, a parlamentar paraense indicou Andréia Zito (PSDB/RJ) para a relatoria da Comissão. A tucana é autora do requerimento de instalação da CPI. A próxima reunião foi marcada para terça-feira, dia 25.

Nenhum comentário: