segunda-feira, 24 de agosto de 2009

INSS começa a pagar nesta terça antecipação de 12º de aposentados

BRASÍLIA - O INSS começa a pagar nesta terça-feira a metade do 13º salário dos aposentados e pensionistas. O pagamento representa uma injeção de R$ 7,98 bilhões extras na economia. A antecipação será somada a cerca de R$ 17 bilhões dos benefícios previdenciários do mês.

O pagamento de 50% da gratificação natalina será distribuído até o início de setembro para 22,8 milhões de beneficiários. A outra metade está prevista para dezembro, segundo o Ministério da Previdência Social.

A antecipação ocorre pela quarta vez, mas com acordo para terminar ano que vem, último ano do atual governo do PT. Aposentados que recebem benefícios de um salário mínimo são os primeiros da fila.

Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família. (Valor OnLine)

Nenhum comentário: