quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Investimentos de R$ 2 milhões adubam a agroindústria do cacau

Um dos maiores produtores nacionais de cacau, o Pará incrementará o beneficiamento do produto com recursos do Funcacau

A proposta de investimento do Funcacau, no valor de R$ 2 milhões, foi aprovada na última reunião deste ano do Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento da Lavoura Cacaueira, realizada na segunda-feira (7), na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).

A maior parte dos recursos será aplicada na construção da agroindústria de chocolate no município de Medicilândia, na região da Transamazônica, onde está a maior produção de cacau do Estado. Serão comprados os equipamentos necessários para o Centro de Referência do Cacau, que será inaugurado ainda neste ano, em Altamira, para atender 11 municípios da região.

Kit e capacitação - O Funcacau viabilizará ainda a montagem do kit cacauicultor, composto de uma estrutura para secagem de amêndoas e implementos agrícolas de manejo para famílias de cacauicultores. Os recursos também serão usados na capacitação de produtores e no reforço da capacidade de produção de sementes e prestação de assistência técnica da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

O Funcacau foi criado em janeiro de 2008 para dar suporte ao Programa de Aceleração do Crescimento da Cacauicultura no Pará, buscando apoiar programas da Ceplac e ações do governo do Estado, voltadas para o desenvolvimento sustentável das regiões produtoras. O Fundo é formado pela taxa de modernização da cacauicultura paraense, no valor de 30 Unidades Padrão Fiscal, paga pelo produtor a cada tonelada de amêndoas exportada. Desde o ano passado foram exportadas cerca de 80 toneladas de cacau orgânico para a Áustria.

O PAC Cacau também objetiva aumentar a eficiência da produção e comercialização do cacau regional e estimular investimentos públicos e privados voltados à verticalização e agroindustrialização do produto.

A reunião teve a participação dos secretários Estaduais de Agricultura Cássio Alves Pereira, que preside o Conselho Gestor do Funcacau, e da Fazenda, Vando Vidal, além do superintendente da Ceplac, Raimundo Melo, do diretor técnico da Emater, Raimundo Ribeiro, e dos representantes da Assembleia Legislativa, deputado Airton Faleiro, e da Federação da Agricultura no Estado do Pará (Faepa), Eliana Zacca. (Secretaria de Comunicação)

Nenhum comentário: