quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Governadora Ana Júlia concede entrevista ao SBT Pará

Durante entrevista a Úrsula Vidal, no Jornal SBT Pará, a governadora falou dos investimentos em segurança pública, infraestrutura, trabalho e desenvolvimento social

Investimentos em segurança pública, infraestrutura, trabalho e desenvolvimento social foram abordados pela governadora Ana Júlia Carepa durante entrevista concedida ao Jornal SBT Pará, no início da tarde desta terça-feira (22). "A mudança não é feita do dia para a noite. A mudança não é fácil em um estado como o Pará", disse a governadora, que também detalhou investimentos nas áreas da saúde e da habitação, onde 35 mil famílias serão beneficiadas com obras habitacionais até o final de 2010.

Questionada pela jornalista e apresentadora do telejornal, Úrsula Vidal, sobre atrasos nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Ana Júlia explicou que atrasos e ajustes são esperados em um projeto que envolve muitas obras, e que o governo estadual está assumindo essas questões. Ela citou obras como as das Eclusas de Tucuruí, da pavimentação da Transamazônia e de abastecimento de água, que têm mudado a realidade de municípios como Santarém.

Cerca de 20% do que será gerado pela Hidrelétrica de Belo Monte, ressaltou Ana Júlia, será investido no Pará. Ela também lembrou que o estado "assumiu" obras de cunho municipal, como as do Tucunduba e do Riacho Doce, na Grande Belém. Os problemas nas obras do Residencial Liberdade, na Perimetral, explicou, são da competência do governo federal.

Segurança - Sobre segurança pública, a governadora falou que, mesmo com a repressão e o combate firme ao tráfico de drogas e ao crime organizado, os efeitos só serão concretos se houver investimento em políticas sociais de geração de renda e na qualificação do policiamento. Dentro dessa política de prevenção, ela destacou que uma das apostas do governo é o Bolsa Trabalho, que concedeu cartões a mais 7 mil jovens no início deste mês - o programa estadual já capacitou mais de 40 mil jovens e empregou com carteira assinada mais de 15 mil.

Ana Júlia também falou do Projovem, responsável pelo atendimento, hoje, de cerca de 8.500 pessoas, e do Protejo, que concede bolsa e capacitação profissional para jovens (e suas famílias) envolvidos em delitos. Incluir pessoas e associações, como as que trabalham com reciclagem e as de catadores de caranguejo também têm sido beneficiadas, especialmente com o Projeto Inclusão Sócio-produtiva do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), lançado hoje de manhã pela governadora, com a presença do secretário de Articulação Institucional e Parcerias, Ronaldo Coutinho.

A governadora falou ainda das melhorias no combate à violência no Pará, promovidas por programas como o Segurança Cidadã, escolhido, este ano, como um dos três melhores do Brasil. Implantado em bairros estratégicos de Belém, como alternativa contra a violência, Ana Júlia disse que o programa envolve e aproxima a sociedade da polícia no combate à violência, alcançando bons resultados, apesar dos altos índices de mortalidade ainda existentes. O tempo que o estado passou sem investimentos, ressaltou a governadora, agravou o problema, já que foram 10 anos em que o governo anterior não realizou concurso para a Polícia Militar. Desde 2007, o estado já promoveu 15 concursos em várias áreas e investiu 240 milhões na segurança pública, ampliando o efetivo de 10 mil para 11.200 policiais, que devem totalizar 13.700 até o final de 2010.

O estado do Pará, segundo a governadora, prendeu muito mais traficantes do que em toda a sua história, por meio do aprimoramento na área da inteligência, que resultou na prisão de mais de 500 traficantes, assaltantes e chefes de quadrilhas.

Saúde - Outro destaque do programa foi o tema saúde pública. Ana Júlia Carepa garantiu que os hospitais regionais de Marabá, Santarém e Redenção, equipados e inaugurados em sua gestão, estão em pleno funcionamento e que questões específicas de gestão têm sido tratadas entre o governo e as organizações sociais que gerenciam os espaços. Ela ressaltou que, em Santarém, a exemplo de outros, o hospital já possui o serviço de oncologia e, ano que vem, receberá também a radiologia.

Os locais, inclusive, têm se tornado referência, assinalou a governadora, lembrando que o Hospital Ofir Loyola recebeu certificação nacional e hoje funciona como hospital-escola. Sobre o acelerador linear do hospital, equipamento para o tratamento de câncer, a governadora lembrou que, antes de assumir, o aparelho estava "há três anos parado nos porões da Secretaria de Saúde" e que só agora está sendo instalado.

"Os problemas existem, mas nós estamos enfrentando", assegurou. Para isso, o governo está construindo um espaço especial que abrigue o aparelho. Ana Júlia Carepa falou ainda que o Estado também investe na compra de equipamentos para reequipar a UTI do hospital, além de outras melhorias como o equipamento novo de ultrassonografia e o de raio X digital. (Secom)

Nenhum comentário: