
Os bancos públicos tiveram papel fundamental na concessão de crédito nos momentos mais duros da crise financeira internacional.
"O BNDES, em 2004, emprestou 40 bilhões de reais. Tirou do bolso e jogou na economia. Este ano, fechamos novembro com 140 bilhões de reais desembolsados", afirmou Lula durante evento público em São Bernardo do Campo.
Na ocasião, ele pediu que a presidente da Caixa Econômica Federal desfilasse o volume de crédito disponibilizado pela instituição no período.
"Em 2004, foi em torno de 35 bilhões de reais. Até agora, novembro, nós já chegamos a 120 bilhões de reais", afirmou Maria Fernanda Ramos Coelho, também presente à solenidade.
No início de novembro, o governo anunciou novo empréstimo de 80 bilhões de reais ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para financiamento de investimentos e desenvolvimento produtivo entre 2010 e 2011.
Segundo o banco, o repasse permitirá atender à demanda projetada de desembolsos do próximo ano, calculada em cerca de 126 bilhões de reais.
No início de 2009, o BNDES havia recebido 100 bilhões de reais do Tesouro Nacional, em uma das medidas para diminuir os impactos da crise no mercado de crédito.
(Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário