quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Novo arcebispo de Belém é mineiro

É mineiro e vem de Palmas, no Tocantins, o novo arcebispo de Belém do Pará. O anúncio da nomeação de dom Alberto Taveira Corrêa foi feito nesta quarta-feira, 30, no Vaticano, e divulgado pela arquidiocese paraense.

A arquidiocese de Belém estava vacante (sem pastor) desde a saída de dom Orani João Tempesta, em abril, quando de sua transferência para o Rio de Janeiro, após ter sido nomeado pelo papa Bento 16 para assumir a arquidiocese carioca.

Enquanto o papa não nomeava outro arcebispo para Belém, a arquidiocese foi administrada pelo padre Raimundo Possidônio. Houve várias especulações sobre o nome do novo pastor para a igreja local.

Dom Alberto, de 59 anos, nasceu em Nova Lima (MG), onde fez seus estudos primários. Em Belo Horizonte, cursou filosofia e teologia na PUC. Foi ordenado padre aos 23 anos e, em seguida, foi pároco em sua terra natal de 1973 a 1977.

Antes de deixar a paróquia, fez um curso em Roma no Movimento dos Focolares. De 1978 a 1984, foi reitor do seminário provincial Conceição Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte, cidade na qual assumiu diferentes cargos.

Em 24 de abril de 1991 foi nomeado bispo auxiliar de Brasília. Na capital federal, dom Alberto assumiu diversas atividades pastorais. Por mandato da CNBB, foi indicado bispo assistente do movimento carismático.

Em 1996, foi nomeado pelo papa João Paulo 2º o primeiro arcebispo de Palmas. Atualmente, ele é vice-presidente do Conselho Administrativo da Fundação Populorum Progressio, presidente do regional da CNBB (Centro Oeste) e membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos.

Dom Taveira será o décimo arcebispo de Belém. (Secom)

Nenhum comentário: