A indústria do aço da China enviou uma delegação de alto nível ao Brasil para obter o apoio do País à campanha para impedir uma aliança entre BHP Billinton e Rio Tinto na Austrália, informa o jornal australiano Financial Review.
Segundo a publicação, representantes da Indústria e Associação do Aço da China viajaram ao Brasil na semana passada para estreitar laços com a Vale, a número um mundial da produção de ferro.
"Compartilham a preocupação com a concorrência entre Austrália e Brasil", afirmou uma fonte chinesa ao Financial Review. "Para a Vale, o mercado agora é a China, em conequência do que aconteceu na Europa", completou a mesma fonte, em uma referência à crise financeira mundial.
"Se opõem à cooperação entre Rio e BHP porque se os australianos crescerem, monopolizarão o mercado", disse.
BHP e Rio, os dois maiores consórcios de mineração do mundo, assinaram um acordo para coordenar as amplas operações no setor de minério de ferro no oeste da Austrália. A meta é obter uma economia de US$ 10 bilhões.
O jornal australiano destaca que o governo da China e a Vale pensam em levar adiante uma ação conjunta para tentar influenciar a comissão europeia que regulamenta a concorrência no setor, e que ainda precisa aprovar a aliança entre Rio e BHP.
O Financial Review informa que Rio e BHP começarão a negociar os preços do minério de ferro para 2010 com a China, depois do fracasso das negociações neste ano.
As relações entre a Rio Tinto e o governo da China ficaram abaladas depois da prisão em julho de três funcionários da empresa em território chinês, incluindo um com passaporte australiano, por suposta espionagem. (Portal Terra)
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário