quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Em 30 dias, Governo Popular salda três folhas e injeta 620 milhões na economia

O governo do Pará iniciou nesta quarta-feira (9) o pagamento do 13º salário dos mais de 90 mil servidores públicos estaduais e realiza, em 30 dias, o pagamento de três folhas: novembro, 13º e dezembro, o que totaliza um investimento de aproximadamente R$ 620 milhões. O cronograma inicial previa que o pagamento seria encerrado no dia 18 de dezembro, mas um acordo entre as secretarias de Estado da Fazenda (Sefa), de Administração (Sead), de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof) e de Governo (Segov) garantiu o pagamento total até 15 de dezembro.

Segundo o secretário da Fazenda, Vando Vidal, a medida mostra o "esforço de provisão e planejamento de recursos que a equipe do Tesouro Estadual coordenou, e dos resultados positivos que arrecadação obteve em novembro, tanto na receita própria, quanto na receita transferida".

Vidal lembra que este ano, devido aos efeitos da crise econômica internacional, a arrecadação própria teve um decréscimo, principalmente nas transferências federais, em especial o Fundo de Participação do Estado (FPE). Mas, a partir do segundo semestre, a economia iniciou uma recuperação e, com isso, a arrecadação se estabilizou.

Segundo o secretário da Fazenda, o governo também fez um grande esforço para manter as contas públicas estáveis e dentro dos parâmetros estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com isso, o Pará termina o ano honrando o pagamento dos servidores em dia, ao contrário de vários Estados que não vão conseguir pagar o décimo terceiro até o dia 20 de dezembro.

O pagamento do 13º salário injeta R$ 220 milhões na economia paraense. O pagamento do mês de dezembro será realizado entre os dias 22 e 29, da seguinte maneira:

22/12 - pensionistas civis e militares
23/12 - Inativos / aposentados
24/12 - Seduc (capital e interior)
28/12 - administração indireta
29/12 - outras secretarias

Cronograma de pagamento / 13º

09/12 - Inativos militares/pensionistas
10/12 - Inativos civis/Seduc/Sead
11/12 - Seduc (capital e interior)

14/12 - Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Cdi, Ceasa, Cohab, Cpc/Renato Chaves, Egpa, Emater, FCG, Fcptn, FCV, Funcap, Funtelpa, Fapespa, Hospital De Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, Iap, Igeprev, Imep, Ipasep, Iterpa, Paratur, Paraminérios, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa,Ideflor, Idesp, Loterpa.

15/12 - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria, Defensoria, Gabinete Vice, Ngpr, Procuradoria, Segov, Sepe, Sepaq, Seir, Sedect, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Sedes, Setran, Secom.
(Ascom - Sefa).

Nenhum comentário: