Ana Júlia Carepa garantiu ao ministro Reinhold Stephanes que o Pará tem condições de manter a pecuária com desmatamento zero
Com investimentos de R$ 1 milhão, repassados pelos governos do Pará e federal, em conjunto com a Federação de Agricultura do (Faepa), a governadora Ana Júlia Carepa e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, lançam nesta quarta-feira (09) em Marabá, sul do Pará, o Programa Boi Guardião, que fiscalizará a atividade pecuária na região por meio da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (GTA-Eletrônica), iniciativa inédita no Brasil que inclui seis municípios das regiões sul e sudeste do Estado. O objetivo é frear o desmatamento provocada pela cadeia da pecuária no Estado.
Marabá, Eldorado do Carajás, Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu, que integram a área 1, classificada como livre de aftosa com vacinação, receberam investimentos na informatização do sistema, contratação de material humano, implantação de pontos de internet para o monitoramento via satélite e georreferenciamento das mais de 19 mil propriedades incluídas na fase inicial do projeto. Esses municípios detêm um rebanho bovino superior a 3,5 milhões de cabeças.
Além das imagens de satélite, o programa utiliza outros recursos geotecnológicos, como o Sistema de Posicionamento Global (GPS), o geoprocessamento e os Sistemas de Informações Geográficas (Sigs). Os GPS determinam a localização geográfica e a demarcação das áreas de interesse.
Toda a tecnologia implantada por meio do programa objetiva conter o avanço do desmatamento na região provocado pela pecuária. Toda a cerimônia será transmitida por videoconferência para os municípios polos de Altamira, Santarém, Itaituba e Belém. (Secretaria de Comunicação)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário