segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Belém sediará centro de pesquisa da Vale

A Vale lança em Belém, na próxima sexta (18) a primeira das três unidades do Instituto Tecnológico Vale (ITV), criado pela mineradora no início deste ano para coordenar suas ações de ciência e tecnologia em todo o Brasil. Em processo de estruturação desde fevereiro, quando foi criado e começou a funcionar em caráter informal, o ITV foi lançado oficialmente na última quinta em Belo Horizonte. A solenidade, realizada no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro, contou com a presença do presidente da Vale, Roger Agnelli, e do governador Aécio Neves.

Na ocasião Agnelli anunciou as primeiras ações a serem desenvolvidas pelo instituto. Entre elas, a criação de três novos centros de pesquisa e um investimento de R$ 120 milhões em parceria com três das principais agências de fomento à pesquisa no Brasil.

O Instituto Tecnológico começou a se estruturar como um departamento da empresa, em fevereiro de 2009. A iniciativa coincidiu com a chegada à Vale do cientista Luiz Mello, até então pró-reitor de graduação da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Coube a Mello, hoje diretor do ITV, a tarefa de configurar a nova unidade da empresa, definindo sua estrutura e linha de atuação.

Com a criação do ITV, a Vale quer fomentar pesquisas científicas e o desenvolvimento econômico de base tecnológica, além de gerar e difundir novos conhecimentos para o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e para a cadeia da mineração sustentável no País. “O ITV é uma instituição sem fins lucrativos, de pesquisa e ensino de pós-graduação, voltada para a inovação em áreas estratégicas”, ressaltou esta semana uma alta fonte da empresa.

Para levar adiante essa missão, a Vale decidiu construir três unidades do ITV, cada uma com uma vocação específica. O centro de pesquisa do Pará, localizado em Belém, priorizará pesquisas em desenvolvimento sustentável. A unidade de Minas Gerais, erguida em Ouro Preto, será especializada em temas de mineração. Já a unidade de São Paulo será voltada para as inovações em energia, tendo como um dos principais parceiros o centro tecnológico da Vale Soluções em Energia (VSE), com sede em São José dos Campos.

A assessoria da Vale informou que a empresa está, no momento, fazendo um estudo de identificação de áreas para aquisição do terreno onde será construído em Belém o centro de pesquisa no Pará. A unidade contará com laboratórios, biblioteca e instalações de apoio. Ainda não há no momento uma previsão de custos, pois o projeto está ainda em fase de detalhamento técnico.

A Vale não definiu também as áreas de conhecimento a serem contempladas pelo centro de pesquisa do Pará. Segundo a empresa, não se pretende estabelecer nenhum tipo de limitação. A ideia é criar um espectro amplo de atuação, de forma a permitir a livre iniciativa e estimular a criatividade de pesquisadores. Com isso, a Vale deseja abrir caminho para novas descobertas científicas e inovações tecnológicas em todas as áreas do conhecimento. “E não, necessariamente, no interesse específico da empresa ou da mineração, mas para impulsionar a produção do conhecimento e o desenvolvimento econômico de base tecnológica sustentável no Pará e em todo o Brasil”, acrescentou fonte na Vale ouvida pelo DIÁRIO. (Diário Online)

Nenhum comentário: