sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Pesquisa aponta que 43% dos profissionais trabalham até 11 horas por dia

Uma pesquisa realizada pela multinacional Regus, especializada em espaço de trabalho flexível, aponta que 43% dos profissionais brasileiros trabalham de nove a onze horas por dia. Segundo o levantamento global – realizado com 12.873 profissionais em 85 países –, essa realidade atinge 38% dos entrevistados no mundo.

O estudo no Brasil, que ouviu 523 pessoas, indica que mais da metade dos profissionais no país trabalham além das oito horas diárias e 46% levam trabalho para concluir em casa mais de três vezes por semana. No comparativo global, esse último índice é de 43%.

A pesquisa mostra também que 17% dos profissionais no Brasil e 10% em outros países trabalham mais de onze horas por dia regularmente.

Em termos de gênero, os profissionais do sexo masculino no Brasil (20,4%) têm cerca de cinco vezes mais chances de trabalharem 11 horas por dia do que as mulheres (3,8%).

Com esses resultados, a empresa acredita que o horário comercial (das 9h às 18h) está com os dias contados. Para a Regus, nos últimos anos a pressão por resultados tem influenciado diretamente o aumento do número de horas de trabalho devido à lenta recuperação da economia nos países desenvolvidos e ao rápido crescimento dos países emergentes.

Profissionais remotos
O estudo indica ainda que profissionais remotos e móveis geralmente trabalham mais horas por dia. No cenário global, a categoria se mostrou mais propensa a trabalhar 11 horas por dia (14%) do que os funcionários em escritórios fixos (6%). Além disso, 59% deles tendem a levar trabalho para casa, ante os 26% dos participantes que possuem um local de trabalho fixo.

De forma semelhante, os profissionais remotos no Brasil (59%) levam trabalho para casa com mais frequência do que as pessoas com local de trabalho fixo (22%). (Fonte: UolNotícias).

Nenhum comentário: