terça-feira, 1 de novembro de 2011

Após primeira sessão de quimioterapia, Lula deixa hospital em São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 66 anos, deixou na tarde desta terça-feira (1º) o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde ontem (31) para a primeira sessão de quimioterapia. Lula deixou o hospital às 15h35.

Hoje de manhã, Lula foi submetido ao "pet scan", uma espécie de tomografia que avalia o funcionamento das funções regulares do corpo, entre as quais oxigênio, fluxo de sangue e metabolismo de açúcar.

Segundo os médicos Paulo Hoff e Arthur Kaatz, da equipe que atende o ex-presidente, ele ainda não teve enjôos ou outros efeitos colaterais comuns em pacientes submetidos ao tratamento. O único sintoma que Lula pode sentir nos próximos dias, afirmaram, é "um pouco de cansaço" --ainda assim, atividade física como caminhada em esteira foi recomendada ao paciente.

Os médicos disseram que o ex-presidente poderá prosseguir com o dia a dia de uma "vida normal", mas sem cumprir agenda política. Já a roquidão na voz, afirmaram, foi resolvida graças à reversão de um edema na laringe. A próxima sessão de químio acontece daqui a 21 dias; a radioterapia terá início entre 10 e 12 janeiro de 2012.
Entenda o caso

Lula teve diagnosticado no último sábado (29) um câncer na laringe. Ontem, a equipe médica que atende o ex-presidente informou que o tumor, de aproximadamente 3 cm, é considerado de estágio intermediário, mas com boas chances de cura.

Antes da alta, Lula almoçou e teve um cardápio leve. O oncologista Paulo Hoff disse que o paciente passou bem a noite, depois da primeira sessão de quimioterapia.

Para que Lula não sentisse de forma intensa os efeitos colaterais do tratamento, a sessão durou cerca de três horas. Ao todo, serão três sessões. A próxima está prevista para daqui a 21 dias. (Fonte: Uol.com)

Nenhum comentário: