sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Duciomar aproxima Almir de vereadores do PTB

O prefeito de Belém, Duciomar Costa, deu início ontem (24), publicamente, às articulações para convencer os líderes do partido dele, o PTB, a apoiarem o lançamento da candidatura do ex-governador Almir Gabriel à prefeitura da capital nas eleições do ano que vem.

As articulações começaram no dia anterior com um convite pessoal de Duciomar Costa aos vereadores que compõem a bancada petebista na Câmara Municipal de Belém. “Ele não informou do que se tratava. Disse apenas que seria um almoço e, quando chegamos lá, encontramos o doutor Almir”, conta um dos vereadores que participou do encontro, no restaurante Mangal das Garças, num horário de pico, portanto, rodeado de testemunhas.

À mesa com Duciomar e Almir estavam os vereadores Nadir Neves, Pio Neto, Walter Arbage e Tereza Coimbra (que acabou de deixar o PDT para filiar-se ao PTB).

Estava presente também o secretário de Saneamento, Ivan Santos, que teria ido ao encontro a pedido de Almir Gabriel, já que essa é uma das áreas que ele diz considerar prioritárias para a próxima gestão municipal. Estavam também assessores de Duciomar Costa; Raquel, mulher de Almir, e a jornalista Úrsula Vidal.

PAUTA

Indagados sobre o cardápio da conversa, os vereadores garantiram que não foi tratado o tema da candidatura à Prefeitura de Belém. Mas durante todo o encontro, a pauta ficou em torno de projetos para a cidade. De Pio Neto, por exemplo, que já foi delegado de polícia, Almir quis saber, por exemplo, sobre projetos para a segurança da cidade. Com Tereza Coimbra conversou sobre ações na área cultural. “Não falamos de candidatura, mas eu gostaria muito que ele (Almir) fosse o nosso candidato”, disse Tereza, a única entre os vereadores que falou publicamente sobre o encontro.

Almir e Duciomar mantêm discrição dos planos para a Prefeitura de Belém, mas desde meados deste ano têm conversado sobre o assunto e em outubro - no final de prazo para filiações e trocas de partidos - Gabriel assinou a ficha do partido do prefeito. O ex-governador deixou o PSDB no ano passado, após uma série de desentendimentos com a cúpula tucana, em especial com o atual governador Simão Jatene, que fora afilhado político dele.

A coincidência engraçada do almoço foi que no mesmo restaurante e no mesmo momento estava também o ex-secretário de Saúde de Belém, Sérgio Pimentel, agora filiado ao PSL. Até bem pouco tempo, Pimentel era apontado como um dos preferidos de Duciomar à sucessão e há informações de que ele seria um nome cotado para ser vice de Almir.

Pimentel chegou ao restaurante antes de Almir. Ocupou, contudo, outra mesa, distante do grupo de petebistas, mas em dado momento levantou-se e foi cumprimentar o ex-governador e o prefeito. O ex-secretário de Saúde estava acompanhado por Sílvia Randel, que já foi um dos nomes mais fortes da administração de Duciomar. (Fonte: Diário do Pará)

Nenhum comentário: