quinta-feira, 24 de novembro de 2011

COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

Lupi usa Aécio
Carlos Lupi mentiu até à presidenta Dilma, mas ela o mantém no cargo para evitar que o atual ministro do Trabalho conduza o PDT a apoiar a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) a presidente, em 2014. Por esse motivo, ela resolver fazer um exercício de paciência enquanto costura com o PDT a substituição de Lupi “sem traumas”. Na pré-campanha de 2010, Lupi chegou a dizer ao então presidente Lula que não poderia apoiar Dilma, caso Aécio disputasse a presidência.

Tornozeleira nele
Dilma ordenou “severa vigilância” dos passos de Lupi e transferiu suas atribuições ao secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Ameaça explícita
O fanfarrão Carlos Lupi já havia feito provocação com holofotes ao PT, em 2010, ao visitar e elogiar o então governador Aécio Neves.

Aliados, por ora
O PDT tem cinco senadores e 28 deputados, parte controlada por Carlos Lupi, e poderia prejudicar as votações de interesse do Planalto.

Na conta
A capilaridade do PDT, Brasil afora, não é lá essas coisas, mas tem sua força: são 351 prefeitos e 3.524 vereadores

Voo mais caro do mundo
Um estudo do Capa Centre for Aviation com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) revela que a tarifa no voo entre os aeroportos de Santos Dumont (Rio de Janeiro) e Congonhas (São Paulo) é a mais cara entre os dez rotas domésticas mais requisitadas no planeta. Entre as 50 rotas com “pico” de manhã cedo e volta às 18h, viajar Rio-São Paulo pode custar até 400 euros, quase R$ 1 mil.

Vapt-vupt
O estudo aponta ainda que é mais barato voar Dubai-Doha, no Oriente Médio, Tóquio-Saporo, na Ásia, e Los Angeles-San Francisco (EUA).

Donas do ar
O preço elevado, diz o estudo, deve-se ao duopólio TAM-Gol, com 90% das vagas no saturado aeroporto de Congonhas (SP). E teremos Copa.

Quem se trumbica...
O “irrevogável” ministro Alozio Mercadante (Ciência e Tecnologia) contratou uma empresa de comunicação para reforçar a equipe.

Reação indignada
Presidente da OAB-DF, Francisco Caputo reagiu indignado à exclusão, pelo Conselho Nacional de Justiça, de nomes e até iniciais de juízes investigados. Para ele, isso compromete a reputação da maioria digna, insulta o direito da à informação e estimula a leniência à corrupção.

Desperdício
O Senado gastou uma fortuna imprimindo um livro de 440 páginas com a biografia dos senadores já disponível no site de Casa. Cada gabinete, além da área administrativa inteira da Casa, recebeu três exemplares.

Ineficiência
Deputados eleitos senadores sentem falta do serviço de informática da Câmara. O Prodasen, do Senado, foi transformado em um paquiderme que não se mexe para não chamar atenção para a própria inutilidade.

Cara nova
O Tribunal de Justiça do Rio tem, desde segunda (21), nova desembargadora pelo quinto constitucional, um cargo vitalício: a advogada Flávia Rezende, 42, cunhada de Bernardinho, técnico da seleção de vôlei.

Trator alemão
A chanceler alemã Angela Merkel, que segura o euro, também quer segurar o planeta: deu pito no Brasil, China e Índia pelo excesso de emissões. É só pretexto para boicotar outra vez o protocolo de Kyoto.

Identificação
Ex-dirigente da OAB-PI, o advogado Cajubá Neto assistiu emocionando a palestra da ministra Eliana Calmon, na XXI Conferência Nacional dos Advogados, em Curitiba. Como ela, Cajubá enfrentou problemas em 2006, ao afirmar que o Judiciário estava “carcomido pela corrupção”.

Dor de cabeça
A rede de TV ARD faz documentário sobre os problemas ambientais da Cia Siderúrgica do Atlântico (Thyssenkrupp), que diz ter solucionado o lançamento de chuva tóxica na Costa Verde do Rio. A licença não foi do Ibama, mas do próprio governador Sérgio Cabral.

Trabalhão
Trabalho não falta para o ministro Carlos Lupi. A agenda ontem (23) registrava palestra dele às 9h30 sobre o FGTS, no Hotel Nacional em Brasília, encontro com senador do PR-TO e sindicalistas às 18h. Ufa!.

Pensando bem...
...como tentou dizer o ministro Gilberto Carvalho, Lupi não é ministro, está ministro. (Fonte: Tribuna do Norte).

Nenhum comentário: