O governo do Pará repassará 2 milhões de litros de óleo diesel, conseguidos com a Eletronorte, para a recuperação de estradas vicinais destruídas pelas chuvas no ano passado. No próximo sábado (6), a governadora Ana Júlia Carepa vai ao município de Cametá, na Região de Integração Tocantins, entregar a doação às prefeituras daquele município e de Limoeiro do Ajuru, que representarão os cinco municípios beneficiados na região. Também serão contemplados mais seis municípios do Lago de Tucuruí.
O combustível foi conseguido pelo Estado, via Secretaria de Integração Regional (Seir) e prefeituras. Com a situação de emergência confirmada pela Defesa Civil Estadual, os municípios de Baião, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru e Mocajuba, no Tocantins, receberão 100 mil litros cada (divididos em cinco cotas); Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá e Nova Ipixuna, na Região do Lago de Tucuruí, receberão 250 mil litros cada. Em Cametá, a governadora entregará a primeira cota de 20 mil litros às prefeituras do Tocantins.
O secretário de Integração Regional, André Farias, destaca que, em 2009, ano de crise econômica internacional, quando o Pará perdeu R$ 400 milhões do orçamento próprio, a parceria com o governo federal foi fundamental no apoio aos municípios atingidos pelas enchentes. "Tivemos as chuvas mais intensas dos últimos 50 anos. A conquista de recursos federais para socorrer os municípios afetados por enchentes foi fruto da habilidade da governadora Ana Júlia Carepa na articulação com o presidente Lula", diz André Farias.
O acordo consolidando a doação foi firmado ano passado, mas o processo licitatório só foi encerrado em dezembro, com a assinatura do contrato de entrega do produto no último dia 27. O calendário de entrega começa na sexta-feira (5), e vai até o dia 12 de fevereiro.
Estradas - O mesmo convênio, assinado entre a Seir e a Eletronorte, prevê também o repasse de patrulhas mecanizadas para a recuperação de estradas nos mesmos municípios do Tocantins. Outra parceria com a Eletronorte, firmada por meio da Seir, repassou 1,2 milhão de litros de diesel a 11 municípios da região do Xingu: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.
"A união do governo do Estado, das prefeituras, do Compart (Consórcio dos Municípios Paraenses Alagados pelo Rio Tocantins), Codesei (Consórcio de Desenvolvimento Socioeconômico Intermunicipal) e Conjus (Conselho Gestor do Plano Popular de Desenvolvimento Sustentável à Jusante da Hidrelétrica de Tucuruí), viabilizou o repasse dos combustíveis pela Eletronorte, que já é nossa parceira", enfatiza o secretário. (Secom)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário