quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Vale não consegue adquirir Paranapanema

SÃO PAULO - A Vale não conseguiu adquirir nenhuma ação da mineradora Paranapanema no leilão de oferta pública realizado nesta tarde na BM & FBovespa, e, portanto, fracassou em ficar com o controle da empresa.

Em comunicado divulgado, a Vale ressaltou que a adesão dos acionistas da Paranapanema à oferta não atingiu a quantidade mínima à qual estava condicionada sua efetivação, que correspondia a 50% de interessados mais uma ação.

Segundo a BM & FBovespa, o preço máximo ofertado foi de R$ 6,75, acima dos R$ 6,30 por ação iniciais.

O total de ações habilitadas a participar do leilão chegou a 301.504.446 papéis, sendo que foram efetivamente colocadas à venda 121.998.447 ações ordinárias.

"O total representou uma adesão de 38,28%, não atingindo, portanto, a condição de eficácia da OPA [Oferta Pública de Aquisição]", apontou a BM & FBovespa, em nota.

Atualmente, a Paranapanema é controlada pela BNDESPar e pelos fundos de pensão Previ (Banco do Brasil), Petros (Petrobras) e Sistel (operadoras do antigo sistema Telebrás), que somam mais de 53% do capital da empresa, formado apenas por ações ordinárias. (Valor Online)

Nenhum comentário: