sábado, 18 de setembro de 2010

Investimentos na educação são mérito de toda comunidade, não apenas do ministro ou presidente

Presidente Lula posa para foto ao lado de alunos do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foto: Ricardo Stuckert/PR

A inauguração de obras como os novos prédios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, entregues nesta sexta-feira (18/9) não é mérito apenas de um ministro da Educação ou do presidente da República, mas de toda a comunidade que discutiu as necessidades prioritárias do setor e fez suas reinvidicações. “Isso aqui não é obra nossa, somos apenas fios condutores”, afirmou o presidente Lula durante discurso realizado na cerimônia de entrega das obras, que incluem inauguração de novos prédios e reformas do restaurante universitário e do Instituto de Ciência Exatas (ICE), que ganhou novas salas de aula, laboratórios e centro de convivência. A UFJF conta com 2.600 alunos e recebeu investimentos de R$ 18,4 milhões num total de 65 obras.

Lula reafirmou durante a solenidade que a sociedade brasileira está cada vez mais consciente de que o País precisa ser mais do que exportador de commodities como carne, soja ou minério, que é preciso exportar também produtos com valor agregado, que exigem mais conhecimento. “Só assim o Brasil vai se tornar um País soberano, dono do seu nariz”, disse.

O presidente exaltou a relação estabelecida pelo governo com a sociedade civil, lembrando que em seu mandato foram realizadas mais de 70 conferências nacionais dos mais variados setores – de segurança pública e educação a saúde e comunicação – e que ele conversou com representantes de trabalhadores, empresários, movimento sem terra, catadores de papel, estudantes, reitores, “falando sempre a mesma linguagem, porque um político não pode ter duas caras”.

Não temos o direito de governar para nós mesmos, a proposta de educação não é para contentar o ministro ou o presidente. É preciso ter o acúmulo da comunidade criou, construiu, na área de educação e nas demais áreas.

Lula mais uma vez lembrou que foi o presidente que mais construiu universidades (14) e escolas técnicas (214) na história do País, fazendo questão de elogiar a determinação do ministro Fernando Haddad (Educação) em lutar para levar mais e mais brasileiros para as salas de aula. “Esse companheiro aqui vai passar para a história como o melhor ministro da Educação que este País já teve”, afirmou. (Blog do Planalto)

Nenhum comentário: