quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Dilma amplia em um ponto vantagem sobre Serra, aponta pesquisa

Sondagem mostra que caso da quebra de sigilo não atingiu candidatura petista

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, mantém a vantagem em relação a seu principal adversário, José Serra (PSDB), segundo pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quinta-feira (16). Com 51%, Dilma aparece 24 pontos percentuais à frente de Serra - um a mais do que na sondagem anterior do instituto -, que tem 27%. Marina Silva (PV) segue em terceiro lugar, com 11% da preferência do eleitorado.

A margem de erro da sondagem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 15 de setembro e mostra que o caso da quebra de sigilo de pessoas ligadas ao PSDB não se refletiu no eleitorado. Na última sondagem feita pelo instituto, Dilma aparecia com 50% das intenções de voto, 23 pontos à frente de Serra, que tinha 27%.

Os números divulgados nesta quinta-feira (16) apontam para uma vitória da candidata do PT no primeiro turno. Considerando os votos válidos (quando brancos e nulos são excluídos), Dilma tem 57% da preferência do eleitorado, contra 27% de Serra e 11% de Marina. Brancos e nulos chegam a 4% e indecisos a 7%. Os outros seis candidatos não pontuaram.

Na simulação de um possível segundo turno, a petista também venceria. Dilma teria 57%dos votos e Serra, 35%.

Antes do Datafolha, a mais recente pesquisa de intenção de voto para a Presidência foi divulgada na terça-feira (14) pela CNT/Sensus. Na sondagem, Dilma também apareceu 24 pontos à frente de Serra. Ela tinha 50,5%, o tucano, 26,4%, e Marina 8,9%.
O Datafolha ouviu 11.630 eleitores em 423 municípios, e a margem de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela Rede Globo. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi feito no dia 10 de setembro com o número 30014/2010. (R7.com)

Nenhum comentário: