sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Máquina perfuradora atinge profundidade em que estão os mineiros no Chile; canal agora precisa ser alargado

Uma das máquinas perfuradoras envolvidas no resgate dos operários presos em mina no Chile atingiu nesta sexta-feira (17) a profundidade das galerias onde estão os mineiros, segundo informou o governo.

O canal feito por esta máquina, no entanto, ainda é muito estreito para que os mineiros possam ser resgatados. A segunda fase do trabalho, de acordo com os planos iniciais, vai tratar de alargar esse túnel vertical.

Segundo informou o jornal chileno "La Nación", a máquina T-130 chegou às galerias a 623 metros de profundidade em um ritmo de até 18 metros por hora. Essa perfuração foi apelidada de "plano B" por ter começado depois dos trabalhos com a máquina australiana Strata 950, o "plano A", que avança em ritmo mais lento e ainda está na profundidade de 320 metros. As duas trabalham de modo paralelo.

De acordo com o ministro de Mineração, Laurence Golborne, o próximo passo é ampliar a largura do túnel, uma tarefa que vai vai levar "várias semanas".

"Por volta das 10h da manhã [horário chileno] foi perfurado o canal com o que chamamos 'plano B', que corresponde a um duto de 30 centímetros", afirmou Golborne. "Os mineiros inclusive filmaram a escavação."

O ministro adiantou também que pode começar a operar amanhã o chamado "plano C", com a máquina RIG 422, utilizada no setor de petróleo, que consegue realizar perfurações diretamente com a largura necessária para retirar os trabalhadores.

"Desse modo teremos já dois dos três planos perfurando no diâmetro que buscamos conseguir", declarou Golborne. (UOL Notícias)

Nenhum comentário: