quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Parauapebas participa da 5ª Feira Internacional de Turismo

Classificada entre os 14 municípios do Pará como cidade turística avaliada pelo Ministério do Turismo, Parauapebas participou da 5ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), entre os dias 12 e 15 de agosto, no Hangar, em Belém, divulgando as belezas naturais e potencialidades turísticas do município. A Fita é uma grande oportunidade para que o trade mundial possa conhecer os diferentes produtos e serviços da atividade turística dos estados e países que compõem a Pan-Amazônia.

Parauapebas participou do evento juntamente com o Pólo Araguaia-Tocantins, que compreende aproximadamente 12 municípios das regiões sul e sudeste do Pará, entre estes, Marabá, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Água Azul do Norte, Piçarra, Xinguara, Rio Maria e Tucuruí.

Segundo Abrão Lopes Pimentel, secretário municipal de Desenvolvimento e vice-presidente do Pólo Araguaia-Tocantins, no estande de Parauapebas foram apresentados os pontos turísticos, toda a rede hoteleira, clubes, balneários, turismo rural, ecológico e de negócios.

O estande foi bem visitado por pessoas do Pará, de outros estados, alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade da Amazônia (Unama), do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) da escola técnica de Bragança, e até mesmo cônsules de Venezuela e Alemanha.

"Diante da nossa participação, do grande atrativo do nosso estande, estamos fechando parcerias com empresas de viagens de São Paulo e do Rio de Janeiro e pacotes turísticos com a Venezuela e Alemanha", disse Abrão Pimentel.

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) participou da oficina de turismo e ressaltou a importância de se discutir os problemas dos pólos do Araguaia-Tocantins, Amazônia-Atlântica e Marajó.

Parauapebas foi considerada uma das prioridades do seu pólo pelo Ministério do Turismo e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), pois o município está acreditando no turismo como fonte de renda para a população.

"Iremos buscar esses investimentos em parceria com a Paratur e Ministério do Turismo para aplicarmos no município, construindo praças, escolas, pavimentação, orla, restauração de pontos históricos, pórtico da entrada da cidade, beneficiando não só Parauapebas, mas também os municípios vizinhos", prometeu Abrão Pimentel.

A Seden, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), já está realizando trabalhos na área do turismo, como o inventário turístico, calendário de eventos, formação dos guias turísticos e divulgação do potencial turístico do município.

(Texto: Cristhianne Cardoso; fotos: Seden)

Nenhum comentário: