quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Campanha educativa em combate às queimadas está nos bairros

Iniciada no mês de julho, as atividades educativas da campanha de combate às queimadas urbanas têm conscientizado a comunidade sobre a ilegalidade das queimadas urbanas. Nos últimos dias 23 e 24, o trabalho educativo foi realizado nas vilas Sanção e Palmares Sul, de porta a porta, pela equipe de educadores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental, Mágela Mulato, as atividades educativas estão sendo feitas nos bairros com maior índice de queimadas, com a extensão da campanha para toda a população, por meio da divulgação no rádio, panfletagem, cartazes e outdoor.

“É interessante esclarecermos que as nossas atividades educativas são voltadas para o combate das queimadas na área urbana. Levamos a campanha para os bairros com maior índice de queimadas, como Casas Populares, Bela Vista, Liberdade I e II, Primavera, com vistas a esclarecer a comunidade sobre a proibição de queimadas urbanas e a nocividade da fumaça à saúde, bem como as penalidades cabíveis”, informou.

Segundo Mágela, também foram realizados mutirões educativos nos novos loteamentos onde praticamente todos os servidores da Semma se mobilizaram para conscientizar a comunidade sobre a proibição de incineração de resíduos sólidos, galhadas e capim na área urbana. A conscientização ambiental foi feita de porta a porta em alguns bairros e tem como meta ser realizada em todos os novos loteamentos.

Ilegalidade de queimadas
O Código de Posturas do Município proíbe expressamente as queimadas urbanas, isto é, a queima de galhadas, capim, lixo doméstico e produção de carvão (caieiras).
No combate a essa prática, é muito importante que a comunidade denuncie. Às denúncias podem ser feitas para a Semma, pelo telefone 3346-1456; Corpo de Bombeiros (3356-4010) ou na central de denúncias (3346-2250).

(Texto e fotos: Beatriz Sales)

Nenhum comentário: