terça-feira, 21 de julho de 2009

Sete Maravilhas: Amazônia está entre as finalistas

- A Amazônia está entre as 28 candidaturas selecionadas para participar da grande final da eleição mundial das Novas Sete Maravilhas da Natureza. O resultado, anunciado nesta terça-feira (21) pela Fundação New 7 Wonders, foi definido pelo voto dos internautas e pela opinião de um grupo de sete especialistas, que analisou uma série de quesitos, como legado histórico, relevância ambiental e beleza.

- O voto dos internautas indicou as 77 candidaturas pré-classificadas para a final. Deste total, os especialistas apontaram as 28 finalistas. Na relação de sítios selecionados para a final onze estão na Ásia, sete nas Américas, cinco na Europa, três na Oceania e dois na África.

- O Brasil concorre também com outro atrativo: as Cataratas do Iguaçu. O arquipélago de Fernando de Noronha, que integrava o top-77, foi eliminado.

- Com as finalistas definidas, a votação para eleger as Novas Sete Maravilhas da Natureza foi reaberta nesta terça-feira no endereço www.new7wonders.com. Quem votou nas fases anteriores pode votar novamente. A terceira e última etapa da disputa se estende até 2011, quando serão conhecidos os sítios vencedores. Conforme a Fundação New 7 Wonders, são esperados mais de 1 bilhão de votos.

ESCOLHA
- A eleição das Novas Sete Maravilhas da Natureza teve início em dezembro de 2007, envolvendo mais de 440 atrações de 220 países. Entre os especialistas que selecionaram as finalistas estão o ex-diretor-geral da Unesco Federico Mayor Zaragoza e o ambientalista Rex Weyler, co-fundador do Greenpeace Internacional. Além da beleza das candidatas eles avaliaram o nível de preservação; a relação da comunidade e/ou povos indígenas com o local; e a localização geográfica (entre as finalistas há atrações de todos os continentes).

- Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: